Magoo News Publicidade 1200x90
14/04/2024 às 07h06min - Atualizada em 14/04/2024 às 07h06min

Ataques de Musk a Moraes, prisão de Brazão mantida e o veto de Lula.Quer saber tudo o que está acontecendo?

De 8/04 a 14/04

Carolina,
g1

Olá, bom dia!

Lula veta trecho de projeto e mantém saidinha de presos para visitas a familiares. Congresso vai decidir se derruba ou acata a decisão do presidente.

Câmara dá aval à prisão de Chiquinho Brazão, suspeito de mandar matar Marielle. Mas não sem pressão:  votação acaba com placar apertado, recados ao STF e abre crise entre Lira e Padilha.

O bilionário Elon Musk promove série de ataques a Alexandre de Moraes e reacende discussão sobre regulação das redes sociais. 

Tribunal do Paraná decide contra cassação de Moro por 5 votos a 2.

Vídeos de influenciadores ajudando pessoas nas ruas viralizam e levantam a pergunta: empatia ou exploração de imagem? 

️

Por aqui, Julia Carolina, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana. 

 

Lula mantém saidinha de presos


O presidente Lula assinou, com vetos, a lei com regras para saidinhas de presos, e manteve a saída temporária de detentos do regime semiaberto para visitas a familiares em datas comemorativas. O Congresso havia proibido essas saídas ao aprovar o projeto de lei e ainda vai analisar se mantém ou derruba o veto do presidente.

Pela lei sancionada, fica proibida a saidinha de presos condenados por praticar crimes hediondos, como os de estupro, homicídio e tráfico de drogas. O presidente também manteve trechos que preveem o uso de tornozeleiras eletrônicas para que presos possam sair para trabalhar durante o dia e exame criminológico. Veja como fica.

SAIBA MAIS:

 

Prisão de Brazão mantida


A Câmara aprovou na quarta (10) a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido), suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco. O placar foi de 277 a 129. 

"O fator Marielle": Nos bastidores, houve forte movimentação da oposição para que a prisão de Brazão fosse derrubada como uma forma de recado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação, porém, era de que os deputados "não aguentariam a pressão da opinião pública" por se tratar do caso Marielle. O resultado, considerado apertado, foi já foi visto como um alerta para os ministros. Leia mais sobre os bastidores.

E (nova) crise com Lira: A votação trouxe ainda um novo capítulo na já tensa relação entre Arthur Lira e Alexandre Padilha. O presidente da Câmara teria ficado incomodado com o que considerou ser uma interferência do governo, sobretudo do ministro Padilha, que recomendou votar pela manutenção da prisão. Ao ser questionado sobre um possível enfraquecimento de sua liderança, Lira disparou: "Essa notícia foi vazada do governo e, basicamente, do ministro Padilha,  que é um desafeto pessoal, um incompetente". O ministro respondeu citando Emicida: "Rancor é igual tumor".

LEIA MAIS:

▶️

▶️

 Câmara quer acelerar propostas sobre mudanças em regras do STF

 

Musk ataca Moraes

O dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ameaçou reativar contas da rede social bloqueadas por ordem judicial. Após os ataques, Moraes determinou que a conduta de Musk seja investigada.

presidente do STF, Luís Roberto Barroso, criticou as ameaças do bilionário sul-africano e disse que 'toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição'.


As ameaças de Musk reacenderam a discussão sobre a regulação das redes. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, defendeu a aprovação de regras claras. Lira, por outro lado, disse não ter 'nada a comentar'  sobre os ataques e informou que os líderes da Câmara decidiram substituir o relator do projeto de lei que foi discutido nos últimos anos.

SAIBA MAIS:

 

 

TRE decide contra cassação de Moro

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu contra a cassação do mandato de Sergio Moro.  O senador do União Brasil foi acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2022. Os advogados do PL e do PT, partidos que pediram a cassação, afirmaram que vão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

 

Ajuda ou exposição?

Uma trend polêmica ganha as redes sociais: vídeos de influencers ajudando pessoas com compras ou dinheiro em supermercados ou nas ruas - às vezes, até com pegadinhas - têm viralizado, garantindo milhões de visualizações. Com isso, os produtores de conteúdo também ganham milhões de seguidores. 

O fenômeno não acontece só no Brasil: o maior youtuber do mundo, o americano MrBeast, dedica uma seção de seu canal a ações do tipo e já doou até uma casa. Mas De um lado, há quem defenda a trend como um incentivo a fazer o bem; por outro lado, especialistas em direitos humanos criticam exposição de pessoas em situação de vulnerabilidade.

LEIA TAMBÉM: 

▶️

▶️

  O que diz a lei sobre os sorteios feitos por influenciadores

 

 

também teve isto 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp