Magoo News Publicidade 1200x90
12/04/2024 às 14h58min - Atualizada em 14/04/2024 às 07h01min

Universidade desenvolve projeto e cria um Comitê de Sustentabilidade

Instituição de ensino está incorporando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e criando um modelo para educação e prática sustentável

DezoitoCom
Divulgação
Sustentabilidade se tornou uma palavra-chave na discussão global sobre o futuro do planeta. A ideia central do termo é atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas. Este conceito engloba uma diversa quantidade de práticas, desde a conservação de recursos naturais até a promoção de justiça social e econômica. À medida que se é enfrentado desafios ambientais sem precedentes, a importância da sustentabilidade nunca ficou tão evidente.

De acordo com relatórios recentes de organizações científicas internacionais, a situação se encontra à beira de pontos de não retorno em termos de mudança climática e perda de biodiversidade. As emissões globais de gases de efeito estufa continuam a aumentar, acelerando as mudanças climáticas. Essa tendência alarmante ameaça desencadear eventos climáticos extremos mais frequentes e severos, afetando negativamente ecossistemas, economias e comunidades ao redor do mundo.

As mudanças climáticas, um dos maiores desafios do momento, têm mostrado a urgência de adotar práticas sustentáveis. Os efeitos dessas transformações são vastos, incluindo o aumento da frequência de fenômenos meteorológicos extremos, o derretimento das calotas polares, a elevação do nível do mar e a perturbação de ecossistemas terrestres e marinhos. “Essas transformações não só ameaçam a biodiversidade do planeta, mas também têm implicações diretas para a agricultura, a segurança hídrica e a saúde humana”, destaca Bárbara Araujo, Coordenadora dos Centros de Inovação, Docente no Centro Universitário Newton Paiva e Presidente do Comitê de Sustentabilidade܂Neste cenário, as grandes empresas estão começando a reconhecer seu papel crítico na promoção da sustentabilidade.
 
Muitas corporações têm utilizado recursos de forma mais eficiente e investido em energias renováveis. Um exemplo dessa iniciativa é a criação do Comitê de Sustentabilidade do Newton Paiva no ano de 2022, uma resposta direta à demanda crescente por ações concretas que promovam a sustentabilidade dentro do âmbito institucional. 

Este movimento alinha-se com a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando a importância crítica da Ação Climática, conforme delineado no ODS 13. "Em pouco tempo de atuação, o Comitê já alcançou feitos importantes, como a realização de palestras e workshops sobre sustentabilidade e a parceria com a CEMIG Sim para compra de energia solar", afirma Bárbara, exemplificando ainda mais a importância deste tipo de ação.

Além das ações corporativas, a inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade. Avanços em tecnologias verdes, como energia solar, eólica e baterias de alta capacidade, estão tornando as alternativas de baixo carbono cada vez mais viáveis e acessíveis. Essas tecnologias têm o potencial de transformar setores inteiros da economia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e diminuindo o impacto ambiental das atividades humanas. 

Entretanto, a transição para práticas sustentáveis requer mais do que apenas inovação tecnológica e comprometimento empresarial. É necessária uma mudança fundamental na forma como indivíduos, comunidades e governos percebem e interagem com o ambiente. “Educação e conscientização ambiental são essenciais para cultivar uma ética de sustentabilidade, encorajando as pessoas a tomar decisões mais conscientes em suas vidas cotidianas”, pontua  a especislista.

Os governos ao redor do mundo estão começando a responder com políticas que promovem a sustentabilidade. Isso inclui legislação para reduzir emissões de carbono, investimentos em infraestrutura verde e incentivos para práticas sustentáveis em setores agrícolas e industriais. Essas políticas são cruciais para criar um ambiente que facilite a transição para uma economia mais verde e resiliente.

A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência. Enquanto enfrentamos os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela degradação ambiental, a adoção de práticas sustentáveis emerge como a única via para garantir um futuro próspero e habitável para todos. Isso requer um esforço coletivo que englobe inovação, comprometimento empresarial, responsabilidade individual e ação governamental. “Somente trabalhando juntos poderemos superar os desafios atuais e construir um mundo mais sustentável para as gerações futuras”, finaliza a  presidente do Comitê.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp