Magoo News Publicidade 1200x90
10/04/2024 às 15h18min - Atualizada em 11/04/2024 às 08h02min

Cada vez mais próximos da educação dos filhos, escola desempenha papel importante na relação com os pais

Diretor acredita que ponto crucial do relacionamento é a confiança criada entre escola, aluno e família

Giovanna Rebelo Alves
Banco de Imagem
 

 Uma pesquisa realizada pela Piva Educacional, com mais de 1.500 famílias, apontou que 67,6% dos pais precisaram ser mais ativos na educação dos filhos após o início da pandemia, período que transformou o processo educacional e tornou ainda mais direta a relação entre pais e escola. Ainda segundo o estudo, 57,5% dos pais tiveram de estudar junto com os filhos para tentar suprir as necessidades decorrentes da época pandêmica. 

Tal aproximação levou os responsáveis a estreitar os laços com o ambiente escolar e, consequentemente, com os filhos, o que pode interferir não só no desenvolvimento educacional, mas também na relação social, cultural e diversa entre eles. Para Emílio Taniguchi, diretor da unidade Butantã do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, a escola tem um papel fundamental neste relacionamento. 

“O ambiente escolar é um espaço de intensa interação. Orientamos e atuamos junto à comunidade escolar para que conceitos de convívio e respeito à diversidade de ideias, opiniões, preceitos religiosos, opção sexual e tudo que é de direito do ser humano ter nas suas escolhas individuais seja trabalhado. Dessa forma, o espaço torna-se harmonioso, desenvolvendo-se habilidades como saber ouvir, argumentar, ser paciente e tolerante, que refletem no convívio familiar”. 

De acordo com o diretor, essa estratégia modifica ou aprimora o trato com os genitores e/ou responsáveis e a recíproca também é válida. Com isso, os pais acabam por direcionar a forma de educar seus filhos, de modo a guiarem pelo respeito às opiniões, escolhas pessoais e intelectuais. 

“O ponto crucial da relação é a confiança criada entre a escola, aluno e família, nesta tríade, todos têm sua importância e protagonismo nas ações. À escola, cabe o papel de ser transparente nas atitudes e no cumprimento das metas propostas no início do ano letivo, ser razoável e equitativo no tratamento dos envolvidos, cumprir o que está escrito nas linhas-guias do Regimento Escolar e cobrar para que a comunidade escolar atue, em conjunto, para as boas práticas deste relacionamento”, complementa Emílio. 

A edição 2021 do Global Learner Survey (Pesquisa de Aprendizagem Global), mostrou que a pandemia de Covid-19 fez com que 90% dos pais brasileiros assumissem papel mais ativo na aprendizagem dos seus filhos.

“O vínculo criado entre a escola e a família vai além do relacionamento aluno/professor. Nossa equipe de orientadores educacionais, assistentes de coordenação, coordenadores e demais entes envolvidos atuam visando coibir ações negativas que venham a provocar o descumprimento de normas e regras. Portanto, toda interação visa proporcionar o alinhamento dos atos e valorizar as atitudes positivas em prol do bem-estar coletivo e do respeito ao cidadão, práticas que também são refletidas na relação com os pais”, finaliza Emílio.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp