Magoo News Publicidade 1200x90
09/04/2024 às 19h51min - Atualizada em 10/04/2024 às 06h06min

5 principais causas de dores na coluna. Confira

Muitas pessoas pensam que só a má postura causa dores na coluna, mas na verdade existem diversos outros fatores que podem causar esse problema, explica o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

MF Press Global
© PIxabay

A dor na coluna é um problema cada vez mais comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde - o problema atinge cerca de 80% da população. Ela pode variar de leve a incapacitante, mas sempre afetando a qualidade de vida do indivíduo.

De acordo com o Nеuro-Ortopеdista, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho, entender as causas do problema é fundamental para prevenir e tratá-lo de forma eficaz. 

Identificar o que causou a dor permite adotar medidas preventivas mais adequadas e a desenvolver um plano de tratamento personalizado para o paciente, que ajuda a acelerar a recuperação”, explica.

01 - Má postura: “Esse sem dúvidas um dos mais conhecidos, passar longos períodos sentado ou em uma posição inadequada causa uma pressão excessiva sobre a coluna, gerando dores que com o tempo podem se tornar crônicas e causar outros problemas”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

02 - Lesões e traumas: “Lesões nas costas, como torções, distensões musculares ou lesões de impacto, podem causar dores agudas e crônicas na coluna. Praticar esportes de alto impacto sem o devido aquecimento ou levantar objetos pesados de forma incorreta são exemplos comuns de situações que podem levar a lesões na coluna”.

03 - Degeneração discal: “Com o passar dos anos, os discos entre as vértebras da coluna vertebral podem se deteriorar devido ao desgaste natural, o que pode causar hérnia de disco ou osteoartrite, causando dor e rigidez na região lombar”, explica Dr. Luiz Felipe.

04 - Sedentarismo e falta de exercício: “A falta de atividade física enfraquece os músculos das costas e abdominais, tornando a coluna mais suscetível a lesões e dores, além de estar bastante ligada a uma má postura. Incorporar exercícios de fortalecimento muscular e alongamento na rotina diária pode ajudar a prevenir dores causadas pelo sedentarismo”. 

05 - Problemas estruturais: “Isso mesmo, anomalias congênitas, como escoliose ou lordose excessiva, e condições médicas, como espondilose ou estenose espinhal, podem causar dores crônicas na coluna. Em todos esses casos é importante realizar o diagnóstico o quanto antes e iniciar o tratamento adequado para evitar piores complicações no futuro”, afirma Dr. Luiz Felipe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp