Magoo News Publicidade 1200x90
09/04/2024 às 10h38min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h02min

Imagens de eclipse solar total 'multiplicado' no chão chamam a atenção; ciência explica fenômeno

Segundo especialistas, efeito conhecido como 'pinhole' acontece quando a luz de um objeto atravessa por um espaço pequeno e é projetada em uma superfície.

Educação
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/04/09/imagens-de-eclipse-solar-total-multiplicado-no-chao-chamam-a-atencao-ciencia-explica-fenomeno.ghtml

Segundo especialistas, efeito conhecido como 'pinhole' acontece quando a luz de um objeto atravessa por um espaço pequeno e é projetada em uma superfície. Vídeo mostra projeção do eclipse solar 'multiplicado' no chão; ciência explica fenômeno
Pequenos círculos, com o centro escuro e as bordas claras, se movimentam pelo chão. Imagens que mostram esse efeito curioso do eclipse solar total, visto nesta segunda-feira (8), na sombra das árvores chamaram a atenção nas redes sociais.
Segundo especialistas, o fenômeno é real e explicado pela física. Um vídeo foi feito no México nesta segunda-feira e compartilhado na internet. (Veja o vídeo acima)
??? O que acontece é que a passagem de luz através das folhas das árvores projeta a imagem do eclipse no chão, agindo como uma "câmera pinhole" (na tradução literal do inglês, "buraco de alfinete") -- semelhante àquele experimento comum nos anos iniciais da escola, feito com uma caixa e um pequeno buraco, para projetar a imagem do outro lado.
Nesse modelo, a luz de um objeto atravessa um espaço pequeno, que pode ser um buraco em uma folha de papel ou caixa, por exemplo. Com isso, a imagem é projetada do outro lado. Nas imagens que circulam na internet, as árvores agiram como o "filtro" e causaram a projeção do eclipse no chão.
Eclipse foi refletido no chão por fenômeno pinhole
Arte/g1
Através das folhas das árvores, temos pequenas passagens de luz e, como elas estão a uma distância suficiente, elas permitem ver a imagem do eclipse projetada por entre as folhas. Isso acontece pela forma como a luz se propaga por entre as folhas, como no pinhole.
➡️ O modelo era uma das formas indicadas como segura pela própria Nasa, agência espacial norte-americana, para visualizar o eclipse. Isso porque não se pode olhar diretamente para o sol porque é um risco para a saúde dos olhos.
Turista na Flórida observa eclipse solar através de pinhole
Tampa Bay Times/AP
O efeito pinhole registrado na segunda-feira já havia sido visto em outros eclipses, como nessa imagem de 2012 abaixo.
Imagem feita em 2012 durante eclipse
Reprodução/Redes Sociais
Segundo o pesquisador Jaziel Coelho, pesquisador do Departamento de Física da Ufes, essas imagens são muito comuns durante um eclipse solar total.
"É um fenômeno físico que é conhecido como 'buraco de alfinete' (câmera pinhole). As imagens são lindas e impressionantes. As sombras projetadas pelas folhas da árvore durante o eclipse solar podem ter uma aparência crescente devido a esse efeito (da imagem da Lua cobrindo o Sol)", explica.
Efeito pinhole: projeção do eclipse solar total através das folhas das árvores
Reprodução/Nasa Langley Research Center
Eclipse total do Sol
O eclipse solar total mais recente pôde ser visto apenas do México, Estados Unidos e Canadá.
??? Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. Quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos o chamado eclipse solar total.
Apesar de acontecer uma ou duas vezes por ano, é considerado raro porque somente as pessoas que estão em uma determinada faixa do planeta conseguem ver o eclipse total.
A faixa de visibilidade tem no máximo 270 quilômetros de largura, o que limita a visualização do fenômeno. No caso do eclipse desta segunda, a faixa abrangeu parte da América do Norte.
Vídeo mostra como foi o eclipse solar total
Eclipse solar total; FOTOS do fenômeno visto no México, EUA e Canadá

magoo news.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/04/09/imagens-de-eclipse-solar-total-multiplicado-no-chao-chamam-a-atencao-ciencia-explica-fenomeno.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp