Magoo News Publicidade 1200x90
04/04/2024 às 17h28min - Atualizada em 05/04/2024 às 07h34min

Imposto de Renda: descubra quais são os benefícios de fazer a declaração pré-preenchida

Deiwerson Damasceno
Divulgação
A partir de 2021, a opção de fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida tornou-se disponível para todos os contribuintes. Neste formato, certas informações financeiras, de dependentes e cadastrais já estão inclusas na declaração. As informações são da Agência Brasil.

Diante dessa alternativa, surge a dúvida: é mais vantajoso optar pela declaração pré-preenchida ou preencher os dados manualmente? Para responder a essa questão, temos Carlos Moraes, professor de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera:

“Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. A declaração pré-preenchida pode ser mais rápida e conveniente, pois precisa de menos informações né? Não são necessárias tantas informações para serem inseridas pelo contribuinte. A declaração tradicional permite ao contribuinte ter um controle mais direto e detalhado sobre todas as informações incluídas lá na declaração, mas pode levar mais tempo para ser preenchida. A melhor escolha entre a declaração pré-preenchida e a tradicional depende da situação pessoal. Se você tiver dúvidas é recomendável buscar orientação de um profissional especializado, como um contador”.
 

Se você optar pela comodidade da pré-preenchida, saiba que é preciso cuidado para averiguar se os dados estão corretos, conforme alerta o professor Carlos.

 “É importante revisar, cuidadosamente, os dados fornecidos pela Receita Federal para garantir que estejam corretos”, diz 

É importante ressaltar que as correções necessárias só podem ser realizadas no programa de geração de declaração ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Não é viável fazer as correções na plataforma GovBR.

Além disso, o indivíduo tem a opção de experimentar ambos os modelos de declaração para determinar o mais adequado.

O período para a declaração do Imposto de Renda se estende até 31 de maio, e durante esse tempo, o Tira-Dúvidas do IR 2024 estará disponível para auxiliar você a acertar as contas com o leão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp