04/11/2021 às 18h04min - Atualizada em 05/11/2021 às 00h00min

Vereadores cobram mais qualidade de prestadores de serviços públicos em João Monlevade

Iluminação pública, tapa-buracos e estacionamento rotativo foram alguns dos pontos falados

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https://noticia1.com/noticia/805/vereadores-cobram-mais-qualidade-de-prestadores-de-servicos-publicos-em-joao-monlevade.html

Os vereadores da Câmara de João Monlevade criticaram, durante a reunião ordinária desta quarta (3), a qualidade de alguns serviços públicos contratados em João Monlevade. Além da questão de iluminação pública, que segundo os edis segue defeituosa na cidade, a qualidade do asfalto adquirido e ainda, o estacionamento rotativo foram alguns dos pontos enumerados por eles.

O primeiro a falar foi Tonhão (Cidadania). O vereador levou um pedaço de asfalto que, segundo ele, foi tirado pelo Departamento de Águas e Esgoto (DAE) para intervenções na rede pluvial, mas o material colocado novamente era de qualidade inferior. "É muito dinheiro jogado ralo abaixo. Já é a terceira vez que fazem o mesmo serviço porque colocam uma borra preta no lugar que não dura nem um mês", explicou ele.

Vanderlei Miranda (PL) também destacou a situação. "As chuvas chegam e os velhos problemas continuam. Nenhuma cidade esta preparada para um grande volume de chuvas, mas o socorro à população deve ser imediato", disse. O vereador ainda opinou sobre o tapa-buraco. "Infelizmente, está de brincadeira. A Prefeitura poderia buscar um financiamento, arrancar o asfalto na Wilson Alvarenga e Getúlio Vargas e fazer um novo, com mais qualidade. Parece-me que a vida útil do atual já venceu", declarou ele. Fernando Linhares (DEM) também opinou. "O Poder Público de forma geral preza sempre pelo menor preço, e nem sempre o menor preço tem melhor qualidade. É o barato que sai caro", declarou. Linhares também questionou a qualidade do material empregado na operação tapa buraco, já que em alguns pontos, o serviço é refeito várias vezes.

Mais cobranças

Sobre o estacionamento rotativo em João Monlevade, Tonhão criticou a empresa TI MOB, que presta o serviço e informou que denunciou junto ao Ministério Público o atraso do repasse de valores da empresa à Prefeitura. "A empresa não demarca as vagas de idosos e pessoas com deficiência. A marcação está uma vergonha e é uma obrigação deles. Já Thiago Titó (PDT) ponderou que a Prefeitura abriu processo administrativo contra a empresa por uma série de falhas contratuais, ação reforçada pelo Executivo. "Sensores de vagas estão funcionando? A empresa passa fielmente o valor devido à Prefeitura? E a manutenção das vias onde tem placa do rotativo? Não podemos esquecer tudo que não estão cumprindo. Queremos que a empresa cumpra o que ela assinou", cobrou Titó.

Ainda sobre o trânsito, Fernando Linhares cobrou a continuidade do serviço de pintura viária. "Cadê o serviço acontecendo na cidade? Se você pegar aonde foi delimitada as pinturas, praticamente todas apagaram ou estão em péssimo estado. Não adianta contratar serviço barato se o serviço é porco", enfatizou ele. Reforçando a fala de Linhares, Thiago Titó citou outras obras em João Monlevade que estão sendo refeitas ou continuadas pelo atual Governo, como a da estrada das Pacas e Velório Municipal. "Às vezes a empresa vencedora perde o prazo para concluir a obra ou não dá conta de fazer e abandona a obra", lamentou ele.

A iluminação pública, sob responsabilidade da empresa Quark Engenharia, também foi criticada. Os vereadores cobraram mais eficácia na troca de lâmpadas, com foco na segurança da população. Conforme prazo constante em contrato, a empresa tem cinco dias corridos para a troca de lâmpada em área urbana e sete dias na área rural. No entanto, o prazo não vem sendo cumprido, sob alegação de falta de material. Thiago Titó lembrou que há muitas ordens de serviço em aberto e que a Quark havia alegado dificuldade em comprar material. Em contato com a Prefeitura, foi informado ao vereador que a previsão é de que mais materiais cheguem esta semana.




Fonte: https://noticia1.com/noticia/805/vereadores-cobram-mais-qualidade-de-prestadores-de-servicos-publicos-em-joao-monlevade.html
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