Magoo News Publicidade 1200x90
21/03/2024 às 08h08min - Atualizada em 21/03/2024 às 08h08min

Itabira é bicampeã em Gestão em prêmio nacional de cidades mineradoras

Prêmio Municípios Mineradores é conferido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a organização Agenda Pública

ASCOM

Itabira venceu, pela segunda edição consecutiva, o Prêmio Municípios Mineradores na categoria Gestão. A honraria foi entregue nesta quarta-feira (20), em Brasília. Conferida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ministério de Minas e Energia (MME) e pela organização Agenda Pública, a premiação reconhece as boas práticas da governança pública em cerca de 200 cidades brasileiras que possuem atividade de mineração.

Especificamente sobre a categoria Gestão, o Prêmio Municípios Mineradores avalia aspectos fundamentais para o bom funcionamento de uma Prefeitura. Ao premiar Itabira, os avaliadores citaram ações como o Plano de Metas, a integração das secretarias em eixos relacionados, a valorização dos servidores públicos, a participação popular nas decisões, o acompanhamento sistêmico de todos os projetos e a visão a longo prazo da gestão.

“Um aspecto relevante do Plano de Metas de Itabira foi o estabelecimento de metas claras e bem definidas desde o início da gestão. Desta forma, há um alinhamento comum sobre onde se quer chegar, cabendo às diferentes secretarias e órgãos da prefeitura o lançamento de ações e estratégias dentro da sua área de atuação em prol do alcance das metas definidas”, detalham os avaliadores, em material de divulgação oficial do prêmio.

Ações práticas como o novo Plano de Cargos dos Servidores, a Capacita (escola do servidor), o Plano de Metas e Orçamento Participativo são nominalmente citados pelos avaliadores. “Cabe ressaltar que a criação do plano de cargos e salários e a criação da Escola do Servidor são pontos previstos no Plano de Metas, no eixo Governança. Sendo assim, é possível observar no município um esforço de organização da gestão e desenvolvimento de suas propostas a partir da estruturação de um plano com metas claras e bem delimitadas, compatibilizado com as peças de gestão orçamentária, monitoradas durante sua execução, que permite organicidade e controle ao processo”, pontua a organização da premiação.

O prefeito Marco Antônio Lage recebeu o troféu das mãos do presidente do Ibram, Raul Jungmann, que exaltou o trabalho realizado em Itabira. “É bicampeã e com muita razão. Competência, capacidade de gestão, sustentabilidade, preocupação com o povo da cidade e, sobretudo, compromisso com o desenvolvimento social”, disse o ex-ministro da Defesa.

Marco Lage falou com orgulho do prêmio e dividiu o êxito com secretários municipais e servidores públicos da Prefeitura de Itabira. “A categoria Gestão premia um pilar fundamental para o sucesso de uma administração municipal. É para que todos sintam muito orgulho. Muito feliz, em nome de todo povo de Itabira, em erguer este troféu pela segunda vez. Significa muito para a nossa caminhada em prol de uma cidade justa e sustentável e de um território minerador que possa promover também a diversificação econômica”, declarou o prefeito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp