04/11/2021 às 08h03min - Atualizada em 04/11/2021 às 08h03min

Itabiranos voltam a contar com a Casa de Apoio em BH a partir desta quinta-feira

Pousada Piauí, no bairro Floresta, receberá pacientes do município que precisam se deslocar à capital mineira para tratamentos de saúde

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Comitiva de Itabira visitou a Casa de Apoio em BH nesta quarta-feira (4)

Após mais de quatro anos sem terem um local para descansar, fazer refeições e higiene pessoal, pacientes de Itabira que precisam ir a Belo Horizonte para tratamento de saúde voltarão a contar com uma casa de apoio. A Pousada Piauí, no bairro Floresta, selecionada em processo licitatório organizado pela Prefeitura, recebe o primeiro grupo de itabiranos já nesta quinta-feira (4).

O prefeito Marco Antônio Lage e o vice Marco Antônio Gomes estiveram na pousada nesta quarta-feira (3) para conhecerem a estrutura. Eles estiveram acompanhados pela coordenadora de Gestão em Saúde, Fabiana Machado, e pela superintendente de Regulação, Viviane Duarte Santos, além do assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão. A comitiva de Itabira foi recebida pelos proprietários da casa, Eduardo Tertuliano e Janice Araújo.

Eduardo e Janice apresentaram toda estrutura ao prefeito e vice. Mostraram que a Pousada Piauí tem capacidade para receber até 300 pessoas por dia, com alimentação em dois períodos, transporte para os hospitais e serviço completo de hospedagem. Segundo Fabiana Machado, Itabira enviará até 40 pacientes por dia a Belo Horizonte, que podem utilizar os serviços da casa de apoio como diária ou pernoite. Esses pacientes, em maioria, necessitam de atendimentos da alta complexidade, como radioterapia, cateterismo, arteriografia e outros. Eles serão encaminhados à capital pelo setor de Tratamento Fora do Município (TFD), regulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Casa de Apoio oferece ampla estrutura de hotelaria para pacientes

Médico do setor de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), o vice-prefeito Marco Antônio Gomes conhece bem a realidade de quem precisa se deslocar diariamente para ter atendimento em outra cidade. Segundo ele, a casa de apoio trará um reforço assistencial capaz de interferir positivamente no tratamento. “Muda totalmente a rotina dessas pessoas que até então precisavam ficar um dia inteiro dentro de um ônibus. Não tem comparação. O descanso, a alimentação, tudo isso traz dignidade para o tratamento e aumentam muito a chance de um resultado positivo”, declarou o vice-prefeito.

Já o prefeito Marco Antônio Lage destacou o compromisso da gestão municipal com o setor da Saúde. Para o chefe do Executivo, a reativação da casa de apoio sentencia uma preocupação com o bem-estar dos itabiranos. “Temos a satisfação de entregar mais essa conquista em prol da cidade. Saúde não é despesa, é investimento. E, desde o início da gestão, temos discutido a questão da casa de apoio. Vencidos todos os processos burocráticos, agora podemos devolver ao itabirano essa estrutura de importância inestimável. Só quem precisa enfrentar essa rodovia todos os dias para lutar pela vida sabe mensurar o quanto a casa representa”, disse Marco Lage.

Espaço para refeitório na Casa de Apoio

A Pousada Piauí estará a disposição dos itabiranos de segunda a segunda. O serviço de TFD pode ser acionado pelo cidadão pelo telefone (31) 3839-2501, que também é número de WhatsApp. O horário de atendimento é de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp