Magoo News Publicidade 1200x90
04/03/2024 às 09h25min - Atualizada em 04/03/2024 às 09h25min

Itabira é uma das 9 cidades do país a receber recursos emergenciais da União para combate à dengue

Verba de aproximadamente R$ 500 mil será usada para incrementar as ações desenvolvidas pelo município

Ascom

Itabira é uma das nove cidades em todo país a receber recursos da primeira leva de um pacote emergencial liberado pelo Ministério da Saúde. O município consta na Portaria 3214/24, publicada na última segunda-feira. Ao todo, serão enviados R$ 449.739,62, que vão reforçar as ações locais de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. 

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, esteve em Brasília neste início de semana, com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, para discutir com a União a respeito da crise da dengue que atinge todo o país. 

“Em Itabira o cenário não é diferente e, por isso, pedimos o apoio do Ministério da Saúde para que possamos combater o mosquito. Temos feito ações importantes de combate: mutirão de limpeza para eliminar os focos do Aedes aegypti, campanhas de sensibilização, monitoramento dos bairros com maior incidência, teste rápido gratuito nas unidades de saúde, além do ambulatório direcionado para casos de dengue e contratação de agentes de endemias”, reforçou o prefeito. 

De acordo com o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, “Itabira ter sido contemplada com o recurso é um reconhecimento ao esforço da Prefeitura e, principalmente, da Secretaria Municipal de Saúde, que de forma ágil têm alimentado os sistemas do Ministério e desempenhado ações organizadas e coordenadas no combate à dengue”. 

A portaria regulamenta o abono financeiro em resposta às emergências em saúde pública no âmbito da atenção primária, especializada e vigilância em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O repasse será do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal para intensificação das ações de controle da dengue e outras arboviroses. 

A secretária de Saúde de Itabira, Fabiana Machado, destacou que esse apoio do Governo Federal é extremamente importante para o município, que desde o início vem trabalhando com muito afinco em relação à assistência aos pacientes. “Esse dinheiro poderá ser usado na compra de medicamentos e contratação e reforço da equipe. Não tenho dúvidas de que esse recurso será um respiro para que possamos ser ainda mais eficientes”, disse a secretária. 

Em Minas Gerais, Itabira está acompanhada pelos municípios de Entre Rios de Minas, Lagoa Santa, Mateus Leme e São João Del Rei. Cidades de outros estados também foram contemplados, como Valparaíso de Goiás- GO, Angra dos Reis- RJ, Rio de Janeiro - RJ e Guararema -SP.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp