Magoo News Publicidade 1200x90
06/02/2024 às 07h19min - Atualizada em 06/02/2024 às 07h19min

Projeto Ruas e Memórias retoma identificação de vias depois de quase uma década

Com demanda reprimida há mais de oito anos, Prefeitura dá início às instalações de 6,9 mil placas toponímicas e de sinalização em locais que moradores eram impedidos de receber encomendas

ASCOM

O projeto Ruas e Memórias vai identificar vias com Código de Endereçamento Postal (CEP) a partir deste mês, permitindo que moradores tenham acesso aos serviços de entrega, e, também, resgatando a identidade da cidade.

“Além de facilitar a localização, o acesso das pessoas e organizar o espaço urbano, as placas contam a história da cidade. Neste projeto, as ruas que não são números ou letras, terão uma frase na placa explicando o porquê do nome”, destacou Camilla Trindade Toledo, coordenadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A Prefeitura está investindo R$2.340.068 para identificar ruas que já contam com CEP há mais de oito anos, mas sem o nome do logradouro. Serão instalados conjuntos toponímicos – placas denominativas e identificadoras de vias –, conjunto de identificação setorial de bairros – denominação de limite geográfico entre as mesorregiões da cidade –, e placas de sinalização de caráter informativo. No total, serão fixadas 6,9 mil placas, sendo 5 mil unidades para ruas.

“Ruas nomeadas e placas de sinalização facilitam a localização dos nativos, de turistas e impedem que a cidade fique sem sua identidade, pois se não sabemos e não falamos os nomes das ruas com frequência, passamos a nos localizar através de referências, perdendo mesmo a personalidade da cidade”, concluiu o superintendente de Serviços Urbanos, Euclides Neto.

Saiba mais

Com a criação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), do programa Mapa Itabira 360º, a Prefeitura revisou e padronizou o cadastro de logradouros adotados pela Tributação e pelo Geoprocessamento, corrigindo cerca de 30% de divergências da informações de nomenclatura, localização e coerência com legislação.

O CEP das vias é responsabilidade dos Correios, que realiza o processo depois que a Prefeitura informa as leis de denominação sancionadas de todas as vias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp