Magoo News Publicidade 1200x90
12/01/2024 às 09h48min - Atualizada em 15/01/2024 às 15h37min

5 tendências para o mercado da comunicação em 2024

Inteligência artificial será destaque para a otimização de processos e sustentabilidade; causas sociais ainda serão importantes para os consumidores

PR
Estúdio Colletivo

Após um 2023 marcado pelos avanços da inteligência artificial e suas inúmeras aplicabilidades no campo da comunicação, 2024 promete ser um ano propício para inovações e estratégias revolucionárias na área. Devido à constante aceleração tecnológica, as marcas e escritórios de comunicação se preparam para adotar abordagens cada vez mais eficazes. 

Abaixo, Vanessa Queiroz, diretora da ABEDESIGN e sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação, lista cinco tendências que devem dominar a comunicação em 2024.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial foi a tecnologia do ano em 2023, devido ao boom das IAs generativas, que estabeleceram um novo patamar quanto às capacidades dessa ferramenta e suas novas possibilidades de utilização em diferentes áreas. A expectativa é que essa tecnologia ainda seja protagonista, pelo menos, no próximo ano, pois, segundo pesquisa da Kantar, 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com a utilização da IA generativa em seus trabalhos. 

Causas sociais e sustentabilidade no centro

Não é uma tendência nova, porém, continuará em vigor em 2024, pois os clientes continuam dando preferência a consumir de empresas que estejam alinhadas com as suas próprias preocupações éticas e sustentáveis e que apoiam causas sociais. 

Expansão da Mídia Out of Home

O cenário da mídia out of home - que são os canais de publicidade físico e exterior como, por exemplo, outdoors - tem grandes chances de ser ampliado no próximo ano, considerando que, atualmente, apenas um terço do mercado publicitário opera de maneira digital. Assim, é grande a necessidade de digitalização e à medida que mais segmentos adotam este formato de propaganda, maiores as chances deles se tornarem um meio de comunicação mais expressivo. Segundo o relatório Inside OOH, realizado pela Kantar, o impacto do Out of Home, em São Paulo, é de 91% e, no Rio de Janeiro, 89%, o que demonstra que o mercado tem potencial de crescimento em outras regiões ainda pouco exploradas.

Popularização de influenciadores digitais

Ao longo dos últimos cinco anos, temos observado o surgimento de influenciadores virtuais, desenvolvidos por empresas e até personalidades da mídia. Tudo indica que, em 2024, essa tendência se intensificará, uma vez que uma das maiores vantagens que ela oferece às marcas é a oportunidade única de moldar as suas narrativas sem as limitações da realidade. 

Mistura de elementos no design e IA

Em 2024, o uso combinado de elementos visuais em 2D e 3D em projetos gráficos será uma tendência muito forte, com o objetivo de criar experiências mais atraentes. Outra tendência que marcará a área será a utilização de cores suaves e estilos holográficos para criar visuais modernos. Além disso, a Inteligência Artificial deverá ser incorporada a algumas etapas do serviço, de forma a auxiliar na otimização do tempo e criação de algumas partes dos projetos.

Essas são apenas algumas das tendências que refletem a evolução contínua do cenário publicitário, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas preferências do consumidor.
 

Sobre o Colletivo

Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras, globais e startups, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos nacionais e internacionais, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp