Magoo News Publicidade 1200x90
29/10/2021 às 10h09min - Atualizada em 29/10/2021 às 10h09min

Café com Cultura

Cinema,Shows, Livros e Séries..

Bravo
Bravo

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS

Sob a curadoria de Bernardo Pacheco, o recém-inaugurado Galpão Cru, em São Paulo, abriga a partir de hoje a série musical Formação, com convidados como Laura Lavieri e Cacá Machado. Na quarta, o Centro Maria Antonia da USP inaugura a exposição MemoriAntonia: Por uma Memória Ativa a Serviço dos Direitos Humanos, que reflete sobre a ditadura militar através das fotografias de Hiroto Yoshioka e Orlando Brito. E já está em cartaz a primeira individual da carioca Marcela Cantuária na capital paulista: Esperança Equilibrista integra a 6ª edição do projeto Caixa de Pandora.

No Rio de Janeiro, a Casa Roberto Marinho abriga a partir de amanhã a primeira exposição do acervo do Instituto Burle Marx, criado para preservar o legado do arquiteto e paisagista brasileiro.

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, inaugura na quarta a exposição Aleijadinho, Arte Revelada – O Legado de um Restauro, que abre ao público o trabalho de restauração de três obras do mestre do barroco mineiro.

Nota dos editores: Lembre-se de agendar a visita ou comprar seu ingresso com antecedência, além de utilizar máscaras seguras, conservar distância das outras pessoas e levar álcool em gel. Não se esqueça, também, de verificar se os locais exigem comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada.


ADEUS PORTUGUÊS

Na coluna da semana, Carlos Castelo se debruça sobre os versos de Alexandre O’Neill, que ficou conhecido nos anos 50 como “o poeta do adeus português”, e as traduções de poesia provençal por Augusto de Campos.


LIVROS

 
 

Essa Dama Bate Bué, Yara Nakahanda Monteiro (Todavia)
Criada pelos avós em Portugal, Vitória regressa para a Angola em busca de suas origens – da mãe, uma desconhecida que lutou na guerra civil iniciada nos anos 70. Em Luanda, a “cidade que tudo mata”, e em Humbo, ela encontrará respostas.

Ficção 2006-2014, Alejandro Zambra (Companhia das Letras)
Reunião de toda a obra do chileno: Bonsai (2006), A Vida Privada das Árvores (2007), Formas de Voltar para Casa (2011), Meus Documentos (2013) e Múltipla Escolha (2014), além de nove histórias publicadas na imprensa ou em antologias.

Correio Literário, ou Como se Tornar (ou Não) um Escritor, Wisława Szymborska (Âyiné)
Reunião de textos publicados na coluna que a escritora manteve no semanário polonês Życie Literackie, em que respondia a cartas de escritores iniciantes, que enviavam seus escritos para avaliação. 

Lygia Clark (1920-1988): 100 Anos, Yve-Alain Bois (Pinakotheke)
Bilíngue, farta e cuidadosamente ilustrada, além de contar com textos críticos e uma entrevista realizada nos anos 80 com a artista, a edição acompanha a exposição homônima que deixa o Rio e chega em novembro em São Paulo.


DISCOS

 
 

Meu Coco, Caetano Veloso (Sony Music/Uns Produções Artísticas)
São muitos cocos, para além do gênero musical, que perpassam essa leva de 12 canções. Musicalmente, é um disco menos inquieto que os da trilogia da banda Cê, mas as letras mostram que Caetano continua afiado na sua leitura do contemporâneo, costurando relações entre presente e passado.

Abre a Cortina, Dante Ozzetti e Luiz Tatit (Selo Circus)
Mais uma vez Dante Ozzetti traz para esse conjunto de canções sua elegância melódica e harmônica. Uma festa para as letras de Luiz Tatit, com sua prosódia particular e pendor cronista. Canções que crescem com um time de cantoras que vai das Lívias Matos e Nestrovski, passando por Ná Ozzetti e Patrícia Bastos.

-io, Circuit des Yeux (Matador Records)
Haley Fohr expande de maneira absurda a sua paleta ao criar essas composições com arranjos orquestrais, usando toda a potência das cordas e dos metais para emoldurar letras que nascem de uma perda pessoal e ganham outra dimensão com esses tempos de perdas coletivas. Um disco lindo e cortante.

EROSÃO, Mariá Portugal (Selo Risco)
Coração e mente falam alto no primeiro disco solo da baterista da Quartabê. As bases vêm da canção expandida com improvisação livre, feitas sobretudo com instrumentos acústicos, além dos vocais de Mariá e Tó Brandileone. Mas o segredo é pegar essas bases e erodi-las por diferentes processos eletrônicos.


FILMES

 
 

Uma História de Família, Werner Herzog (Cinemas)
Na empresa Family Romance, Yuichi aluga pessoas para atuar como parentes ou amigos em eventos sociais. Quando é contratado para fingir ser o pai da pequena Mahiro, a linha que separa a profissão da vida pessoal é borrada.

A Voz Humana, Pedro Almodóvar (VOD)
Estrelado por Tilda Swinton, o curta se inspira na peça homônima de Jean Cocteau para narrar uma história de abandono e espera, centrada em uma mulher que aguarda a ligação do homem que a deixou na companhia de seu cachorro.


SÉRIES

 
 

Sintonia, KondZilla, Guilherme Quintella e Felipe Braga (Netflix)
Já está disponível a segunda temporada da série que acompanha a vida de Doni (Jottapê), Nando (Cristian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas), três amigos que navegam os mundos do funk, do crime e da religião na periferia de São Paulo.

Maradona: Conquista de um Sonho, Alejandro Aimetta, Roger Gual e Edoardo De Angelis (Prime Video)
Em 10 episódios, a produção argentina oferece uma visão panorâmica da trajetória de Diego Armando Maradona, da infância ao triunfo no futebol, passando pelos problemas com as drogas. Novos capítulos às sextas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp