Magoo News Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 15h37min - Atualizada em 18/08/2023 às 07h21min

7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho

Capacitação e letramento para colaboradores e empresas são determinantes para reverter cenário, analisa especialista de Diversidade e Inclusão da Egalite

Victoria
Divulgação Egalite

Dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a cada dez pessoas com deficiência que buscavam um emprego, sete estavam fora do mercado de trabalho. A diferença também permeia a questão salarial: enquanto as pessoas com deficiência recebiam um salário médio de R$ 1.639 mensais, o das pessoas sem deficiência era de R$ 2.619 – ou seja, a renda do primeiro público representa apenas dois terços do segundo. O relatório ainda aponta que a falta de sucesso na busca por um emprego tem diferentes motivos, com fatores relacionados à dinâmica do mercado, além de outras barreiras que atingem mais alguns grupos populacionais do que outros.

“Algumas barreiras precisam ser superadas no ambiente de trabalho, por exemplo, o despreparo dos gestores e a falta de acessibilidade nas empresas. Essas características se transformam em um fator de não contratação de pessoas com deficiência ou, até mesmo, de contratação exclusiva de profissionais que necessitem de pouca adaptação. Precisamos mudar este cenário, visto que estamos falando sobre uma obrigação legal e o cumprimento da Lei de Cotas e não sobre benevolência”, defende Guilherme Braga, CEO e fundador da Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na capacitação de empresas.

Os motivos prejudicam não somente a inclusão, mas também a manutenção e desenvolvimento de carreira das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Há 13 anos a Egalite atua para alterar esse cenário por meio de 80 mil candidatos cadastrados em sua base, já tendo incluído 14 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitado mais de 500 empresas. Além disso, a startup realiza, em 2023, a 4ª Edição da maior feira online e gratuita de empregabilidade para o público: a Inclui PcD, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro. O evento surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia e reuniu 27 mil vagas no total.

Para 2023, a expectativa é oferecer novamente 9 mil vagas distribuídas entre as 200 grandes companhias participantes. Entre elas estão nomes como Azul, BASF, EY, GPA, Heineken, Nexa, Nivea, Pepsico, Raízen, Grupo Soma, entre outros. A Inclui PcD realiza a missão da startup de viabilizar o acesso a vagas de emprego e capacitação para pessoas com deficiência e empresas. 

 

Sobre a Inclui PcD

A feira é a maior de empregabilidade para o público com deficiência do mundo e acontece em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Nas três edições do evento, sendo elas em 2020, 2021 e 2022, foram 27 mil vagas totais. A feira é realizada pela startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho Egalite e aposta em conexão, inclusão e capacitação. Assim, o evento é uma ponte entre esses profissionais e as empresas, atribuindo autonomia e protagonismo às pessoas com deficiência. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp