Magoo News Publicidade 1200x90
09/08/2023 às 16h51min - Atualizada em 10/08/2023 às 08h41min

Ômega 3: conheça a força do óleo de peixe concentrado para a saúde

Componente essencial para o bom funcionamento do organismo, o Ômega 3 tem sido cada vez mais reconhecido por seus inúmeros benefícios, que vão desde a regulação dos processos inflamatórios até a contribuição para a saúde cardiovascular, cerebral e ocular

Vitamine - se
https://www.vitaminese.com.br/
Divulgação

São Paulo, agosto de 2023 – O Ômega 3 é um componente essencial para o bom funcionamento do organismo e tem sido cada vez mais reconhecido por seus inúmeros benefícios à saúde. O nosso corpo não produz naturalmente o Ômega 3, uma vez que essa é uma gordura saudável que provém dos peixes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a dosagem recomendada para a ingestão do Ômega 3 é de aproximadamente 20 a 35% das calorias. Isso significa que o indicado seria consumir cerca de 1400 a 2600 mg desse nutriente por dia.

Considerado um alimento funcional, o seu consumo deve ser regulado na dieta. A alimentação ocidental costuma ter deficiência de Ômega 3, já que os peixes ricos nesse tipo de ácido graxo são encontrados somente em águas geladas e profundas. 

“O Ômega 3 é da mesma família do Ômega 6, que pertence ao grupo de gorduras poli-saturadas. Contudo, o alimento é anti-inflamatório, auxilia no controle do colesterol, na saúde cardiovascular e cerebral. Ele atua no organismo a partir de seus componentes principais, que são: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA). Esses elementos desempenham papéis específicos em diversas áreas do corpo”, diz Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa.

Confira a seguir, os principais benefícios do Ômega 3 para o corpo: 

Regulação dos processos inflamatórios: o EPA e o DHA são convertidos em substâncias chamadas resolvinas e protectinas, que desempenham um papel fundamental na contenção de inflamações, já que são capazes de reduzir a produção de mediadores inflamatórios, como citocinas e eicosanóides, diminuindo a inflamação crônica.

Saúde cardiovascular: vale destacar que o EPA e o DHA agem para diminuir os níveis de triglicerídeos, o que está diretamente relacionado com a diminuição do risco de doenças cardíacas. Além disso, o Ômega 3 ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”, que possui propriedades protetoras para o coração. O composto também auxilia na redução da agregação plaquetária, diminuindo a formação de coágulos sanguíneos e melhorando a circulação.

Função cerebral e saúde mental: o nosso cérebro é composto, em grande parte, por gorduras, e o DHA é um dos principais componentes das membranas celulares cerebrais. O Ômega 3 contribui para o desenvolvimento e na saúde cerebral em todas as fases da vida.  Ele promove a formação e a comunicação adequada entre as células cerebrais, além de influenciar a neurotransmissão e a plasticidade sináptica. 
Os efeitos podem ter impacto positivo na memória, aprendizado, foco e concentração. Adicionalmente, o Ômega 3 pode ter efeitos antidepressivos e ansiolíticos, auxiliando no tratamento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

Saúde ocular: o DHA é crucial para a saúde dos olhos, pois está presente na retina e é essencial para a manutenção da sua estrutura e funcionamento adequados. O composto auxilia na prevenção da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de perda de visão em idosos. 

Saúde óssea e articular: outro benefício é que o Ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar os sintomas de doenças articulares, como a artrite reumatoide. O consumo adequado reduz a produção de substâncias inflamatórias nas articulações, aliviando a dor e a rigidez associadas a essas condições.

Saúde da pele: considerado fundamental para a integridade das membranas celulares cutâneas, o componente ajuda a manter a hidratação da pele, reduz a inflamação e promove a regeneração celular. O Ômega 3 também é importante no tratamento de doenças de pele, como eczema e psoríase, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios.

O Ômega 3 obtido a partir de fontes animais é mais facilmente absorvido e utilizado pelo corpo do que o Ômega 3 de origem vegetal (ALA). Entre os principais alimentos deste ácido graxo, estão: peixes de água fria (salmão, truta, sardinha, atum e outros, ricos em Ômega 3, especialmente EPA e DHA), sementes e óleo de linhaça e de canola, nozes (nozes-pecã, nozes brasileiras e nozes comuns), chia, além de algas marinhas, como a spirulina e a chlorella. 

De acordo com Mayara Stankevicius, vale lembrar que em alguns casos, suplementos de Ômega 3, como o óleo de peixe concentrado, são indicados para atingir as quantidades necessárias desse nutriente. Por isso, é sempre recomendado consultar um médico ou nutricionista que avaliará o seu quadro de saúde e a sua rotina alimentar.

A Vitamine-se oferece o “Trio Ômega 3” (EPA+DHA). Com 1100 mg de DHA e EPA, esse óleo de peixe concentrado possui em sua composição o selo MEG-3®, que garante a pureza, livre de metais pesados. “O Ômega 3 da Vitamine-se é fornecido em cápsulas gelatinosas que facilitam a deglutição do produto. Outro diferencial é a tecnologia Odor-Free, que não causa gosto residual de peixe após o consumo, tornando sua suplementação mais agradável”, conclui Mayara.

Sobre a Vitamine-se

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida. 
A startup está em ampla expansão e já conta com diversos investidores. O portfólio de produtos da Vitamine-se está disponível no e-commerce da marca e em mais de 2 mil pontos de venda, como as maiores redes de farmácia do Brasil, canais alimentares e outros. 
A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.



 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp