Magoo News Publicidade 1200x90
13/07/2023 às 19h55min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h00min

Chico César assina a trilha sonora do musical de teatro 'Viva o povo brasileiro'

Baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro e dirigido por André Paes Leme, o espetáculo estreia em 25 de agosto no Rio de Janeiro com 30 composições inéditas arranjadas pelo diretor musical João Meirelles.

Pop e Arte
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/07/13/chico-cesar-assina-com-joao-meirelles-a-trilha-sonora-do-musical-de-teatro-viva-o-povo-brasileiro.ghtml

Baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro e dirigido por André Paes Leme, o espetáculo estreia em 25 de agosto no Rio de Janeiro com 30 composições inéditas arranjadas pelo diretor musical João Meirelles. João Meirelles (à esquerda) e Chico César se unem para dar forma às 30 músicas do espetáculo 'Viva o povo brasileiro', cuja trilha tem aboio, ijexá e samba
Annelize Tozetto / Divulgação
♪ Chico César faz mais música para a cena. Elogiado pela criação da trilha sonora do musical de teatro A hora da estrela – O canto de Macabéa (2020), espetáculo baseado no aclamado livro editado em 1977 pela escritora Clarice Lispector (1920 – 1977), o compositor paraibano assina a trilha sonora de outro musical de teatro inspirado em livro célebre.
Chico compôs 30 músicas para a trilha sonora original do musical Viva o povo brasileiro, espetáculo baseado no homônimo livro que, editado em 1984, se tornou um dos best-sellers da obra do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro (1941 – 2014). As músicas foram feitas a partir de textos do escritor e ganharam arranjos de João Meirelles, músico da banda BaianaSystem, convidado para ser o diretor musical do espetáculo.
Produção da Sarau Cultura Brasileira, encenada sob direção de André Paes Leme, o musical Viva o povo brasileiro tem estreia programada para 25 de agosto no Teatro Riachuelo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Calcada em ritmos como aboio, ijexá, jongo e samba, a trilha sonora do musical Viva o povo brasileiro tem sotaque brasileiro, misturando Bahia e Paraíba na seleção musical, com ênfase nos sons baianos.
Chico César criou as 30 músicas com fidelidade ao universo de Ubaldo e ao próprio universo musical. "Trouxe muito da minha formação intuitiva da música negra, brasileira, baiana, porque o livro se passa entre Itaparica e Salvador. É o Brasil desde o nascimento até agora, o Brasil em procura da própria alma, do seu espírito”, caracteriza Chico César.
“Existem (na trilha) muitas referências da música baiana contemporânea, mas também da tradição. Tem muita percussão, cordas e sanfona. O desafio maior é entender o ponto em que as composições trabalham junto com a cena. São composições lindas, gostaria de trabalhar várias nos shows. É importante pensar as músicas também em quanto músicas”, ressalta João Meirelles.
Do repertório inédito produzido para o musical, um dos destaques é Palavras de Da Fé, composição cujo título alude ao nome da personagem principal do romance de João Ubaldo, Maria da Fé, negra revolucionária que luta por justiça social e pelos trabalhadores.
“Acredito que um dia se fará justiça e as coisas que a gente sonha vão acontecer”, dizem versos da letra escrita por Chico César, que, com a trilha de Viva o povo brasileiro, faz a terceira parceria teatral com o diretor André Paes Leme.
Além da já mencionada trilha sonora do espetáculo A hora da estrela – O canto de Macabéa, o compositor também criou a música de Suassuna – O auto do Reino do Sol (2017).

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/07/13/chico-cesar-assina-com-joao-meirelles-a-trilha-sonora-do-musical-de-teatro-viva-o-povo-brasileiro.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp