Magoo News Publicidade 1200x90
08/07/2023 às 15h18min - Atualizada em 09/07/2023 às 00h01min

Alice Caymmi segue, em belo single com Josyara, 'Caravana' de Alceu Valença e Geraldo Azevedo

Alice Caymmi segue, em belo single com Josyara, 'Caravana' de Alceu Valença e Geraldo Azevedo

Pop e Arte
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/07/08/alice-caymmi-segue-bem-em-single-com-josyara-caravana-de-alceu-valenca-e-geraldo-azevedo.ghtml

Capa do single 'Caravana', de Alice Caymmi com Josyara
Divulgação
Resenha de single
Título: Caravana
Artistas: Alice Caymmi com Josyara
Edição: Rainha dos Raios
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Parceria de Alceu Valença com Geraldo Azevedo, Caravana é uma das marcantes canções imortalizadas na antológica trilha sonora original da novela Gabriela (Globo), exibida em 1975.
Na voz de Geraldo, Caravana foi uma completa tradução sonora da vida cigana dos retirantes nordestinos retratados pelo escritor baiano Jorge Amado (1912 – 2001) na saga de Gabriela, cravo e canela, livro de 1958 que, adaptado pelo novelista Walter George Durst (1922 – 1997), gerou a segunda e mais famosa transposição do romance para a teledramaturgia (houve uma adaptação em 1961 pela TV Tupi e outra em 2012 pela TV Globo).
Neta do compositor Dorival Caymmi (1914 – 2008), compadre de Jorge Amado, autor de Modinha para Gabriela e tradutor musical da mítica Bahia do imaginário nacional, Alice Caymmi segue Caravana em single editado ontem, 7 de julho.
Cantora carioca de voz farta, que já mostrou habilidade no universo da MPB em álbum como Rainha dos raios (2014) e Electra (2019), Alice acerta ao ir atrás de Caravana em gravação que respeita a letra e melodia da composição.
Parte do acerto deve ser creditado ao fato de a intérprete ter convidado Josyara – cantora, compositora e violonista baiana, de Juazeiro (BA) – para seguir Caravana com ela.
Somados ao toque personalíssimo e por vezes percussivo do violão de Josyara, os cantos das artistas ecoam sotaques e lamentos que captam a alma retirante da música, reverberando universo recorrente na amplitude da música nordestina.
O single Caravana reitera que Alice Caymmi sempre é feliz quando dá voz ao cancioneiro da MPB.

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/07/08/alice-caymmi-segue-bem-em-single-com-josyara-caravana-de-alceu-valenca-e-geraldo-azevedo.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp