Magoo News Publicidade 1200x90
05/07/2023 às 09h53min - Atualizada em 05/07/2023 às 09h53min

Opinião - Alvaro Costa e Silva: Ultraprocessado, Bolsonaro está em negação

Como fica o bolsonarismo sem o capitão, agora rebaixado a cabo?

Alvaro Costa e Silva
Folhapress
Bolsonaro no dia em que o TSE o tornou inelegível por oito anos - Ueslei Marcelino - 30.jun.23/Reuters

 

O Partido Liberal de Valdemar Costa Neto, que paga um salário de R$ 46 mil a Bolsonaro e ainda arca com os custos da defesa judicial do ex-presidente, que podem chegar a R$ 2 milhões no barato, está disposto a cobrar a fatura.

Cabem aí duas questões. Se os candidatos vão se sentir estimulados ou confortáveis em receber apoio de alguém que virou chave de cadeia e, no meio da campanha, pode parar atrás das grades. E se Bolsonaro —que sempre agiu em causa e proveito próprios ou no máximo para possibilitar a projeção dos filhos— irá cumprir direitinho as ordens de Valdemar.

Ultraprocessado, Bolsonaro está em negação. Exibe a cicatriz na barriga, fala como se tivesse chance em 2026, lembra que não foi condenado por corrupção. Mas ainda pode ser, como também por incitar o 8 de Janeiro, por interferir na Polícia Federal, por associar a vacina da Covid ao risco de contrair HIV, por tentar a liberação das joias apreendidas na Receita. O tempo no banco dos réus será longo.

Os próximos lances do xadrez político mostrarão se existe bolsonarismo sem Bolsonaro. O capitão, mesmo bloqueado por oito anos, continuará influente a ponto de mobilizar milhões de eleitores? Ou, a despeito da extrema direita que o tem como líder, será abandonado e substituído por outra força antipetista?

Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

 

Recurso exclusivo para assinantes

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Alvaro Costa e Silva

Alvaro Costa e Silva


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp