Magoo News Publicidade 1200x90
23/06/2023 às 08h13min - Atualizada em 23/06/2023 às 12h26min

Implosão do submarino Titan: veja 6 respostas sobre o colapso do veículo

Professor de engenharia naval diz que a pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco.

Educação
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/06/23/implosao-do-submarino-titan-veja-duvidas-e-respostas-sobre-o-que-aconteceu-no-colapso-do-veiculo.ghtml

Professor de engenharia naval diz que a pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco. O que é uma 'implosão' e o que acontece quando um submarino implode?
Os escombros encontrados no fundo do oceano levaram autoridades a afirmar que o submarino Titan implodiu, causando a morte dos cinco passageiros que iriam até o local do naufrágio do Titanic.
Um som compatível com o da implosão foi captado no domingo (18), poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte.
Abaixo, veja perguntas e respostas sobre o que é a implosão e suas consequências:
O que é implosão?
100 anos antes, por que o Titanic não implodiu?
Qual a diferença entre o caso atual e o do submarino argentino?
Como os materiais do Titan influenciaram na implosão?
Qual o peso que a água exerceu sobre o veículo?
O que pode ter contribuído para a implosão?
1 - O que é implosão?
É o que ocorre quando um objeto, uma estrutura ou um edifício colapsa ou desmorona em direção ao seu centro. É o oposto da explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do centro do objeto.
No caso do ambiente aquático, a implosão ocorreu em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino.
2 - 100 anos antes, por que o Titanic não implodiu?
Primeiro, por causa da própria estrutura do navio, aberta e não hermeticamente fechada como a de um submarino. O Titanic teve sua estrutura progressivamente invadida pela água. Não houve desequilíbrio da pressão externa com a do seu casco.
3 - Qual a diferença entre o caso atual e o do submarino argentino?
O submarino argentino ARA San Juan manteve seu casco relativamente íntegro após a implosão. À época, a Marinha da Argentina disse que o casco permaneceu bastante intacto, apenas com algumas deformações, e que todas as outras partes se desprenderam.
No caso do Titan, que não era feito integralmente de aço, a implosão terminou com sua fragmentação em escombros.
Imagem mostra destroços do submarino argentino ARA San Juan
Marinha Argentina/AFP/ARQUIVO
4 - Como os materiais do Titan influenciaram na implosão?
Segundo Thiago Pontin Tancredi, professor do curso de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e supervisor do laboratório de simulação naval, o Titan era feito de fibra de carbono e titânio, dois materiais sobre os quais há pouco estudo acerca de como se comportam quando sujeitos a várias pressões diferentes.
Como é feito de fibra de carbono, a implosão deve ter causado um efeito similar ao vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes em titânio devem se comportar como metal, ficando retorcidas, segundo a avaliação de Pontin.
(MODELO 3D: Deslize o mouse para os lados para ver submarino)

a
5 - Qual o peso que a água exerceu sobre o veículo?
No caso do ambiente submarino, a medida de pressão é a mais exata para nos referirmos às forças que atuam sobre um objeto e ela não pode ser não pode ser diretamente convertida em uma medida de peso, pois a pressão é uma força por unidade de área, enquanto o peso é uma força devido à gravidade sobre um objeto.
Mas é possível fazer estimativas em quilos-força por centímetro quadrado (kgf/cm²).
Considerando o formato do objeto, que não era plano e se assemelhava vagamente a uma gota, o professor de engenharia naval afirma que a pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco.
6 - O que pode ter contribuído para a implosão?
Segundo o professor Tancredi, um dano na estrutura do casco é uma das causas possíveis da implosão.
"Quando submerge e emerge, [o submarino] vai acumulando danos. Não é porque fez a missão uma vez que é seguro. Fazer a missão uma vez significa que ele estava bem dimensionado, mas vai acumulando amassados e trincas, o que pode levar a uma falha estrutural", afirma Thiago.
A implosão ocorre justamente quando a pressão da água esmaga o casco do submarino, comprimindo-o para dentro.
Ainda de acordo com o professor e engenheiro naval Thiago Pontin, um pequeno amassado no casco, ainda que represente algo em torno de 2% de toda a sua superfície, já é suficiente para reduzir a profundidade máxima de operação de um submarino em 50%.
Além de fissuras ou rupturas no casco, outra possibilidade para a implosão de um submarino é justamente a extrapolação do limite de profundidade para o qual foi projetado. Em um caso como esse, mesmo com casco íntegro e sem qualquer problema a bordo, a estrutura pode entrar em colapso se for submetida a pressões maiores do que aquelas para as quais foi projetada.
Ainda no caso de um submarino de guerra, uma implosão poderia ter relação com a detonação de um dos armamentos por ele é transportado.
LEIA TAMBÉM:
Quem eram as vítimas que morreram no submarino
INFOGRÁFICO mostra a profundidade do local; ambiente é hostil
Conheça o Odysseus 6K, robô que encontrou destroços nas áreas de buscas

arte g1 | Vitória Coelho
Guarda Costeira dos EUA diz que cinco "peças maiores" do Titan foram encontradas

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/06/23/implosao-do-submarino-titan-veja-duvidas-e-respostas-sobre-o-que-aconteceu-no-colapso-do-veiculo.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp