Magoo News Publicidade 1200x90
12/06/2023 às 18h14min - Atualizada em 13/06/2023 às 00h02min

Gilmar Mendes suspende decisão de cortar benefício de servidores técnicos da UnB

Conhecido como Unidade de Referência Padrão (URP), benefício é pago há 30 anos e representa um acréscimo de 26% sobre salário de 5 mil servidores. Categoria está de greve desde 2 de junho.

Educação
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/06/12/gilmar-mendes-suspende-decisao-de-cortar-beneficio-de-servidores-tecnicos-da-unb.ghtml

Conhecido como Unidade de Referência Padrão (URP), benefício é pago há 30 anos e representa um acréscimo de 26% sobre salário de 5 mil servidores. Categoria está de greve desde 2 de junho. Reitoria da UNB
Beto Monteiro - ASCOM
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a decisão de cortar o benefício conhecido como Unidade de Referência Padrão (URP), que é pago há mais de 30 anos aos servidores técnicos da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi assinada na sexta-feira (9) e divulgada nesta segunda-feira (12).
"Defiro o pedido de efeito suspensivo ativo ao agravo interno, para que não sejam realizados quaisquer descontos, referente à URP/89, da remuneração dos substituídos, até o julgamento final do recurso", disse Gilmar Mendes.
O benefício é um acréscimo de 26% sobre os salários de mais de 5 mil servidores da UnB e representa um quarto do salário da categoria. O bônus, que foi retirado em uma decisão do próprio ministro Gilmar Mendes, era uma forma de recompor perdas salariais ao longo dos anos.
A categoria está de greve desde 2 de junho. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), com a nova decisão, os servidores devem voltar ao trabalho após uma assembleia marcada para esta terça (13).
No dia 30 de maio, a Administração Superior da UnB foi recebida pelo ministro, "em caráter de urgência", para tratar sobre a importância do benefício para os servidores e suas famílias.
LEIA TAMBÉM:
CULTURA NA PERIFERIA: projetos democratizam o acesso à arte nas regiões do DF
8 DE JANEIRO: General Gonçalves Dias pede para adiar depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos na CLDF
Corte do benefício
Na decisão anterior pelo corte, o ministro Gilmar Mendes confirmou entendimentos como o do Tribunal de Contas da União (TCU), que afirmou que já houve reajuste salarial para os servidores federais, portanto o benefício em questão não se justificaria mais.
A decisão do ministro do STF se aplicava aos servidores técnicos e não valia para o benefício dos professores. O caso dos professores está sendo analisado em outra ação, que ainda vai ser julgada pela ministra Cármen Lúcia.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/06/12/gilmar-mendes-suspende-decisao-de-cortar-beneficio-de-servidores-tecnicos-da-unb.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp