Magoo News Publicidade 1200x90
09/06/2023 às 16h47min - Atualizada em 12/06/2023 às 09h25min

De Monalisa a Rita Lee: olhares e vozes femininas nas artes 

*Larissa Priscila Bredow Hilgemberg 

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori

Rita Lee cantou sobre esse tal de rock and roll, sentiu prazer de ser quem era e estar onde estava, nos lembrou que nem toda feiticeira é corcunda, falou para todas as mulheres do mundo, falou para a humanidade, pois toda arte fala sobre e para a humanidade. As artes, sejam elas literárias, musicais, visuais ou tantas outras, nos convidam a ver o mundo de outra forma. Elas existem para serem sentidas, para dar sentido às nossas vidas. 

Quando um artista se expressa, ele também expressa as verdades e mentiras de sua sociedade, de sua geração, de seu mundo! Quando um artista fala, a sua língua é também a do outro. Ele fala sobre si e para si, ele fala para os outros e sobre os outros! As artes contam a história da sua época: dos medos, das relações, das superações, das perdas e das conquistas! 

A filósofa Simone de Beauvoir relata em seu livro O Segundo Sexo que a mulher da sua época (e de antes de sua época) era vista sobre o prisma do masculino. A existência da mulher se dava na sua relação com o masculino – com o pai, marido, namorado, irmão, filho etc. 

Essa afirmação pode ser verificada a partir do mundo das artes, como num espelho da sociedade: a Capitu de Dom Casmurro é vista pelos olhos de Bentinho. A Garota de Ipanema não passa de uma moça bonita, “cheia de graça” aos olhos do compositor. Da Monalisa sabemos muito pouco, além do que o pintor quis transmitir.  

Aliás, a mulher foi e ainda é objeto de inspiração, musa e mote para canções, pinturas, poemas, versos. E, embora a questão levantada por Beauvoir em 1949, de sermos o segundo sexo, continue atual, muito conquistamos e já não somos apenas musas, mas somos também as artistas! Aquelas que falam de sua realidade e o mundo! Pois, a cada dia temos mais mulheres trazendo suas vozes e seus olhares de mundo para o campo artístico. E as artes têm a força e a perspectiva de dar voz a esse feminino.  

A literatura escrita, a música composta, as artes visuais criadas por mulheres, enfim, as artes feitas por mulheres não falam apenas do individual, não é uma voz solitária, mas é coletiva. Ao darmos voz para uma artista mulher, damos voz para todas as mulheres. Pois, uma artista fala de si e para si, fala do outro e para o outro! Afinal, quantos de nós em algum momento, não nos reconhecemos nas músicas de Rita Lee? Nos vimos como a ovelha negra da família; nos identificamos nos jardins da Babilônia e avisamos: Não provoque! É cor de rosa choque! 

Mas, não é que não queremos que os homens cantem ou pintem sobre nós mulheres. Queremos, nós também, dar a nossa perspectiva sobre esses muitos femininos que temos no mundo! E queremos ser ouvidas, lidas, vistas!  

Queremos que mais mulheres e mais homens leiam Jarid Arraes, Conceição Evaristo, Amara Moira e tantas outras escritoras que têm tanto a nos falar... 

... que ouçam Rita Lee, Roberta Campos, Tulipa Ruiz, Linn da Quebrada e tantas outras vozes femininas... 

... que apreciem Criola, Bianca Foratori, Daiara Tukano e ainda mais tantas artistas visuais que nos falam com suas imagens! 

E que as artes falem sobre todos nós e para todos nós! Que dê sentido a todas as vidas! Que pelas muitas vozes e muitos olhares nós possamos descobrir a multiplicidade de vozes e olhares que nos têm tanto a dizer!  

*Larissa Priscila Bredow Hilgemberg, pedagoga, especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade e Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, professora da área de Linguagens Cultural e Corporal do Centro Universitário Internacional UNINTER. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp