Magoo News Publicidade 1200x90
26/10/2021 às 17h59min - Atualizada em 27/10/2021 às 00h00min

Após debater saúde mental, Câmara de João Monlevade realiza audiência sobre trânsito na rua Eduardo Dias

Encontro será dia 4 de novembro, às 14h, na sede do Legislativo

Notícia1
https://noticia1.com/noticia/774/apos-debater-saude-mental-camara-de-joao-monlevade-realiza-audiencia-sobre-transito-na-rua-eduardo-d.html

O Plenário da Câmara de João Monlevade tem sido palco de debates e audiências públicas nos últimos dias. Na última segunda (25), foi feita uma Audiência Pública com o tema: “A saúde mental no município. Uma reflexão dos últimos 31 anos, os desafios do cenário atual e um olhar para o futuro”. A reunião foi de iniciativa do vereador Gustavo Prandini e segundo ele, teve como objetivo dar visibilidade à causa, especialmente neste ano, devido à pandemia e o isolamento social, quando os problemas de saúde mental tendem a se agravar. Já na próxima semana, dia 4 de novembro, o Legislativo sedia audiência sobre circulação, trafegabilidade, sinalização e estacionamento na rua Eduardo Dias, no bairro Loanda. O encontro foi solicitado pelo vereador Fernando Linhares (DEM).

Na audiência sobre saúde mental estiveram presentes o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos) e os vereadores, Thiago Titó (PDT), Bruno Cabeção (Avante), Leles Pontes (Republicanos), Marquinho Dornelas (PDT), Belmar Diniz (PT), a Secretária Municipal de Saúde, Raquel Drumond, a psiquiatra Rosângela Ribeiro, a Coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Eliana Bicalho e o coordenador do curso de Psicologia da Rede Doctum, Rinaldo Bueno. Também acompanharam os trabalhos profissionais da área de psicologia, representantes do Fórum, Sesamo, Hospital Margarida, Fundação Cre-ser, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social.

Segundo Gustavo Prandini, o objetivo do encontro foi dar visibilidade à causa, especialmente neste ano, devido à pandemia e o isolamento social, quando os problemas de saúde mental tendem a se agravar. “Sei que as políticas de saúde mental são de competência do Executivo, mas queremos contribuir, seja discutindo orçamento, nos avanços da legislação municipal e estimulando o governo para que priorize a saúde mental”, disse.

A Coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Eliana Bicalho, destacou que entre as ações para o período de 2021 a 2024, a Divisão de Saúde Mental tem como objetivo estruturar a rede. Outro avanço, desta vez destacado pela psiquiatra Rosângela Ribeiro, é que será criado no município um Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS-i, voltado para crianças e adolescentes que antes era feito no Sesamo. Rosângela contou que a Secretaria de Saúde já está formulando um projeto para o Centro, que será instalado em um espaço cedido pela Fundação Crê-Ser. “A equipe para o CAPS-i já existe, sendo 3 médicos, 4 psicólogos e uma assistente social. A nossa expectativa é que em 6 meses possamos dar início aos atendimentos”, disse.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, parabenizou a iniciativa do vereador Prandini em discutir o assunto. Ele lembrou que a Câmara tem sido atuante no quesito saúde mental. Gustavo destacou os Projetos de Lei aprovados neste ano que instituem o Dia Municipal da Conscientização da Esquizofrenia, Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia. Gustavo contou também que está em tramitação na casa o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Luta Antimanicomial no município. Ele enfatizou que as matérias vão contribuir para fomentar ainda mais o assunto.



Fonte: https://noticia1.com/noticia/774/apos-debater-saude-mental-camara-de-joao-monlevade-realiza-audiencia-sobre-transito-na-rua-eduardo-d.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp