Magoo News Publicidade 1200x90
08/06/2023 às 12h15min - Atualizada em 09/06/2023 às 00h01min

Um prêmio de música para jornalista laureia o exercício profissional da crítica de discos e shows

Colunista reflete sobre o fato de ter sido eleito o 'Jornalista de música do ano' na sétima edição do 'Prêmio Profissionais da Música'.

Pop e Arte
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/06/08/um-premio-de-musica-para-jornalista-laureia-o-exercicio-profissional-da-critica-de-discos-e-shows.ghtml

Colunista reflete sobre o fato de ter sido eleito o 'Jornalista de música do ano' na sétima edição do 'Prêmio Profissionais da Música'. ♪ Em recente crônica no jornal O Globo, José Eduardo Agualusa apontou que a crítica literária vive há anos, no espaço da língua portuguesa, o que o escritor angolano qualificou de “amargo declínio”. A crítica de música brasileira – a exercida no Brasil de forma profissional – vem enfrentando similar decadência em processo potencializado pela transformação da música e do disco em produto volátil, banal.
Na era digital das redes sociais, um cantor ou grupo é mais avaliado pela imagem, pelo factoide da semana e pelo posicionamento social do que pela música em si. Como consequência, os lançamentos fonográficos se sucedem em velocidade vertiginosa. A cada semana, os radares de novidades dos aplicativos de streaming apontam uma série de lançamentos que parece jogar instantaneamente na vala do esquecimento os singles, EPs e álbuns da semana passada.
A música passou a ter prazo de validade, pelo menos a produzida em escala industrial. O disco virou produto logo descartável. São poucos os artistas e discos que passam no cada vez mais estreito funil que confere atemporalidade e/ou relevância a um lançamento fonográfico ou a uma carreira. Logo, é cada vez menor o interesse do público – sobretudo o jovem – por ler ou fazer avaliação de disco ou show.
Até por isso, recebo com felicidade e orgulho a notícia de que fui eleito o Jornalista de Música do Ano na sétima edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), realizada em Brasília (DF), por conta do Blog do Mauro Ferreira, coluna de resenhas e notas musicais que atualizo diariamente na editoria de Pop & Arte do portal g1 desde julho de 2016.
Jornalistas – sejam repórteres, críticos ou assessores de imprensa – também fazem parte da engrenagem que faz girar a roda da música. Um prêmio de música dado a um jornalista dedicado a resenhar discos e shows é prêmio que, em âmbito maior, laureia o exercício profissional da crítica musical na contramão do progressivo desaparecimento do ofício.
Agradeço a quem me deu esse PPM e o divido com Ali Kamel – diretor de jornalismo da Globo que me trouxe para o g1 há sete anos – e com todos os colegas da editoria de Pop & Arte do portal de notícias, especialmente com Braulio Lorentz e Gabriela Sarmento, com quem falo mais frequentemente no cotidiano da profissão.
Mas o prêmio é mesmo dos leitores fiéis que legitimam com generosidade o que escrevo há 36 anos. No mais, é tocar o barco com o pé no chão, sem jamais esquecer a sentença sábia proferida em 1957 por Dorival Caymmi (1914 – 2008) em versos do samba Saudade da Bahia: “Pobre de quem acredita / Na glória e no dinheiro para ser feliz”.

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/06/08/um-premio-de-musica-para-jornalista-laureia-o-exercicio-profissional-da-critica-de-discos-e-shows.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp