Magoo News Publicidade 1200x90
08/05/2023 às 07h24min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h01min

Sem restaurante aos fins de semana, estudantes da Unicamp montam 'bandejão' com refeições a R$ 2 para alunos de baixa renda

Alunos da Moradia Estudantil começaram a promover refeições coletivas no espaço como forma de protestar para que administração da universidade abra o RU aos sábados e domingos.

Educação
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/05/08/estudantes-da-unicamp-improvisam-bandejao-em-protesto-pela-abertura-do-restaurante-aos-fins-de-semana.ghtml

Alunos da Moradia Estudantil começaram a promover refeições coletivas no espaço como forma de protestar para que administração da universidade abra o RU aos sábados e domingos. Estudantes moradores da Moradia Estudantil na fila da refeição coletiva
Arquivo pessoal
Em forma de protesto pela abertura do Restaurante Universitário (RU), o "bandejão", aos fins de semana e feriados, um grupo de estudantes da Unicamp está arrecadando alimentos e montando refeições dentro da moradia estudantil da universidade.
Estudante de ciências sociais e representante discente da Moradia Estudantil, Inácio da Silva explica que o "Bandejão da Moras" surgiu a partir de conversas com outros moradores, que realizaram um bazar para arrecadar fundos para a primeira compra de materiais.
O valor cobrado é de R$ 2 e são vendidas entre 400 e 500 refeições aos fins de semana. A primeira edição ocorreu em 25 de fevereiro.
Segundo os estudantes, muitos alunos têm dificuldades financeiras para se alimentar com qualidade fora do campus e defendem que a abertura do RU nesses dias é uma alternativa, principalmente para estudantes de baixa renda.
"É um perfil da periferia, é um perfil de mães que passam no vestibular, mães solo. É um perfil de famílias periféricas que não possuem a condição financeira para se manter em um bairro como é Barão Geraldo", conta Inácio da Silva, estudante de ciências sociais e representante discente da Moradia Estudantil.
Initial plugin text
Sem respostas
A representação discente alega que entrou em contato com os serviços de assistência ao aluno, mas não teve respostas da Unicamp.
"Coletivamente, nós queremos que a reitoria abra esse diálogo para que nós possamos, assim, ver melhorias nessa condição da alimentação, entre outras, porque nos deixa bastante, e isso é uma chateação que os moradores vêm colocando aqui na moradia estudantil", afirma Silva.
Organização
a organização do "Bandejão da Moras" arrecada alimentos doados e realiza compras com o dinheiro das vendas
Arquivo pessoal
De acordo com a organização, não há uma equipe fixa. Os alunos que têm interesse em ajudar vão ao local nos dias de atividade e se organizam entre cozinha e administração. Durante a semana, um grupo realiza compras de frutas, verduras e legumes.
"Chega doação da base: do arroz, do feijão, do óleo, do macarrão. No entanto, nós precisamos comprar mistura, nós precisamos comprar uma salada, nós precisamos comprar um alimento que complemente a refeição da pessoa vegana, entre outros. Então esse dinheiro vem da moradia, mas ele volta para a moradia", explica o representante.
Silva afirma que o extrato da conta bancária organização é exposto periodicamente nas redes sociais: "Nós pegamos e colocamos: a conta tem tanto, gastamos tanto, tanto com transporte, tanto com alimentação, servimos tantas alimentações, e assim nós vamos prestando contas àqueles que estão interessados no projeto".
Reivindicações
Além das reclamações sobre o fechamento do Restaurante Universitário aos fins de semana e feriados, os estudantes afirmam estar recebendo relatos a respeito da má qualidade da alimentação e das condições de trabalho dos funcionários. Os serviços são prestados por uma empresa terceirizada.
"Então, você percebe que o 'Bandejão da Moras' é um catalisador de outras questões que vêm acontecendo", completa.
O que diz a Unicamp?
Procurada pelo g1, a Unicamp não se manifestou até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado se a universidade se posicionar.
*Sob supervisão de Helio Carvalho
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

www.magoonews.com.br



Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/05/08/estudantes-da-unicamp-improvisam-bandejao-em-protesto-pela-abertura-do-restaurante-aos-fins-de-semana.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp