Magoo News Publicidade 1200x90
21/10/2021 às 14h59min - Atualizada em 21/10/2021 às 14h59min

Café com Cultura

Meio
Meio

Temos todo o respeito pelos demais filmes que estreiam hoje, mas o assunto é Duna (trailer YouTube), adaptação de Denis Villeneuve para a epopeia de fantasia disfarçada de ficção científica escrita por Frank Herbert em 1965. A história reúne num futuro longínquo conflitos feudais e comerciais interplanetários, fanatismo religioso contra a tecnologia, figuras messiânicas etc. numa infinidade de camadas, ou, como diz o livro “planos dentro de planos dentro de planos”. A crítica classificou o filme como “deslumbrante” e “estonteante”, embora ressalte o maniqueísmo inerente aos blockbusters.

Confira a programação completa na sua cidade. (Adoro Cinema)

E estreou ontem, mas em streaming na GloboplayVerdades Secretas II, a primeira novela feita exclusivamente para a plataforma. Livre das amarras da TV aberta, esta continuação da novela de 2015 promete ir mais fundo (sem trocadilho) no erotismo ao contar as consequências do crime que encerrou a trama anterior. (Estadão)
 

Paulina Chiziane, escritora moçambicana de 66 anos, ganhou o Prêmio Camões de 2021, uma das mais importantes honrarias da literatura em língua portuguesa, patrocinado pelos governos de Brasil e Portugal. É a primeira africana a receber o prêmio. Segundo júri, a obra dela, já publicada no Brasil, retrata “os problemas da mulher moçambicana e africana” e constrói pontes entre a literatura e outras artes. Chiziane comemorou o prêmio de 100 mil euros (cerca de R$ 645 mil): “Depois de tantas lutas, quando achei que já estava tudo acabado, vem esse prêmio. O que eu posso dizer? É uma grande alegria.” (Globo)

E se você tem o fetiche da bolachona preta, não perca a estreia hoje da websérie Vinil de Quinta. São 12 episódios (lado A e lado B, como os discos de vinil) sobre seis gêneros/movimentos: samba, bossa nova, rap e funk cariocas, Tropicália e Black Rio. (YouTube)

LIVROS

 
 

Anos de Chumbo e Outros Contos, Chico Buarque (Companhia das Letras)
O cantor, compositor e romancista estreia no gênero com oito contos com temas que abarcam personagens e situações entre o “poético e o cômico”, sem deixar de apontar a “sordidez e o patético da condição humana”.

Mundo Real, Brandon Taylor (Fósforo)
Solitário e deslocado, Wallace, um jovem negro que ganhou uma bolsa para cursar pós-graduação em bioquímica, precisa lidar com o luto (e com as suas próprias emoções) quando seus colegas de universidade descobrem que ele perdeu o pai semanas antes.

Elefantes no Céu da Piedade, Fernando Molica (Patuá)
A atmosfera da ditadura militar no início dos anos 70 é representada pelos sonhos de prosperidade de uma família suburbana de Piedade, no Rio de Janeiro, em constraste com a chegada de um parente capixaba, procurado pelo regime.

A Potência das Fendas, Flo Menezes e Vladimir Safatle (N-1 Edições)
Publicado na forma de um diálogo, o livro traz meditações do compositor-filósofo e do filósofo-compositor acerca de estratégias de criação em música contemporânea e os desafios colocados à arte radical.


DISCOS

 
 

Fusão Ancestral, Arthur Navarro com Kiranpal Singh e Dhiego Valadares (Atlantis Music & Sound)
Não é nada banal se aventurar em fusões, ainda mais quando se tem de um lado a música indiana clássica de Singh e a percussão calcada em ritmos capixabas, como congo e casaca, de Valadares. Navarro consegue unir esses universos distintos numa música que faz a mente se manifestar.

Espelhos, Felipe S (Zelo)
O segundo disco solo do vocalista do Mombojó abre um diálogo diferente. Aqui, letra e música partem da experiência pandêmica com mundo digital para perfurar os sentidos, às vezes como acupuntura, de forma regeneradora, em outras como tortura, num flerte niilista.

From Dreams to Dust, The Felice Brothers (Yep Roc Records)
A banda liderada por dois irmãos inevitavelmente evoca muitas outras com sua mistura de country music e folk americano, de Cowboy Junkies a Lambchop, passando por Bob Dylan e Neil Young. O som fica muito no cânone, mas o tempero vem das letras bem sacadas.

Sounds While Waiting, Ellen Arkbro (Subtext)
A organista trabalha o som como arte. Nessas quatro gravações na igreja Södra Unnaryds, na Suécia, Arkbro explora a espacialidade e a sustentação do som trabalhando com diferentes órgãos de tubo e as passagens entre os instrumentos. Minimalismo 3.0.


FILMES

 
 

Duna, Denis Villeneuve (Cinemas)
Depois de dirigir a sequência de Blade Runner, Villeneuve apresenta a primeira parte de sua adaptação do clássico da literatura sci-fi escrita por Frank Herbert. Estelar, o elenco conta com nomes como Timothée Chalamet, Zendaya e Oscar Isaac.

Crianças do Sol, Majid Majidi (VOD)
O jovem Ali (Roohollah Zamani) e seus amigos, que vivem de bicos e pequenos furtos, veem a chance de realizar os seus sonhos ao encontrar um tesouro escondido em um túnel. Pelo longa, o diretor iraniano venceu o prêmio Lanterna Mágica em Veneza.


SÉRIES

 
 

Insecure, Issa Rae e Larry Wilmore (HBO)
A comédia dramática, que aborda a experiência de ser uma mulher negra nos EUA de hoje segundo o ponto de vista de Issa, criadora e protagonista da série, chega nesse domingo (24) à sua quinta e última temporada.

The Morning Show, Jay Carson e Kerry Ehrin (Apple TV+)
Estrelada por Jennifer Aniston e Reese Witherspoon, a série acompanha os bastidores de um programa de notícias cujo âncora, interpretado por Steve Carrell, é afastado em meio a acusações de assédio. Segunda temporada já disponível.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp