Magoo News Publicidade 1200x90
01/04/2023 às 07h50min - Atualizada em 01/04/2023 às 07h50min

Você viu ? Nova regra fiscal, 'ninho' de celulares furtados, o fenômeno da voçoroca e maisQuer saber tudo o que está acontecendo?

Sarah Resende
g1

Olá, bom dia!

A proposta de nova regra fiscal. A rua em São Paulo que é um "ninho" de celulares roubados. O ataque que deixou uma professora morta em uma escola da capital paulista. O fenômeno da voçoroca, que ameaça cidade no Maranhão. E os 60 anos de Xuxa. 

Por aqui, Sarah Resende, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana. 

 

Nova regra fiscal 

Quando seu nome foi anunciado no comando do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad se viu envolto em desconfiança. E sua primeira derrota veio já no começo do governo Lula, com a prorrogação da desoneração dos combustíveis. Três meses depois, Haddad conseguiu uma virada com a proposta da nova regra fiscal.

Essa é a análise da jornalista Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal "Valor Econômico" e comentarista da rádio CBN, em entrevista ao podcast O AssuntoOuça o episódio.

Haddad conseguiu costurar no Congresso, no setor financeiro, no mercado, na sociedade e junto ao sindicatos o que acabaria por se tornar esse arcabouço fiscal. 

A nova diretriz tem o objetivo de equilibrar arrecadação e despesas para que a contabilidade do governo federal volte a ficar no azul. Se aprovada pelo Congresso, vai substituir o teto de gastos, em vigor desde 2017, como parâmetro para limitar os gastos do governo.

Entre pontos positivos e negativos, veja o que economistas dizem

?

?

HÃ??? O que significam arcabouço e outros termos do economês

 

Ninho de celulares roubados 

O médico Henrique Lopes Pinho visitava São Paulo com um amigo que, para comemorar o aniversário, decidiu comprar um celular novo "para fazer fotos, vídeos etc., e coisas que a gente faz com um celular novo". Mas o telefone foi furtado. E a história foi além: a busca pelo aparelho por meio de geolocalização fez os dois amigos descobrirem um prédio com centenas de alertas de aparelhos roubados. 

O achado de Henrique só foi possível porque, antes dele, outras pessoas fizeram comentários no Google Maps e no Twitter apontando um mesmo endereço: um prédio na rua Guaianazes, 56, que fica na área atualmente conhecida como Cracolândia.

O vídeo com o relato de Henrique viralizou. E, dois dias depois, a Polícia Civil realizou uma operação para prender receptadores de celulares na região central da capital paulista. A ação teve entre os alvos o tal edifício, identificado como residencial. Leia mais aqui

 Rua denunciada por médico é 'ninho de celulares roubados'

 Teve o celular furtado ou roubado? Saiba como localizá-lo

 

Tragédia em escola 

Aos 71 anos, Elisabete Tenreiro lecionava como "propósito de vida", nas palavras de uma filha: "Ela achava que tinha essa missão, em um país com tanta falta de educação. Era muito querida por onde passou". 

Aposentada como técnica do Instituto Adolfo Lutz em 2020, a professora continuou dando aulas de ciências. Neste ano, passou a trabalhar na escola Thomazia Montoro neste ano, na Zona Oeste de São Paulo, onde levou uma facada durante um ataque ocorrido nesta semana. Elisabete teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP. Outras quatro professoras e um aluno ficaram ferridos.

O agressor, um aluno de 13 anos, foi apreendido por policiais. Um vídeo mostrou o momento em que duas professoras o desarmaram.

No velório de Elisabete, a professora de educação física Cinthia Barbosa, que aparece na gravação imobilizando o autor do ataque, afirmou: "É uma confusão de sentimentos. Quero passar energia para os meus colegas, para família, para toda nossa comunidade escolar, também para todo um sistema de educação". 

Câmeras de segurança da unidade registraram o momento em que Cinthia conteve o agressor para salvar uma vítima. Na sequência, outra educadora retirou a faca das mãos do adolescente.

️

 Testemunhas relatam caso de racismo e brigas antes de ataque

️

 Brasil teve 23 ataques violentos a escolas desde 2002, aponta estudo

 

Fenômeno da voçoroca

Um fenômeno geológico pode fazer desaparecer a cidade Buriticupu (MA), que fica a 417 km de São Luís. São enormes abismos provocados pela chamada "voçoroca". De origem tupi-guarani, a palavra significa terra rasgada e se refere a áreas onde a vegetação é escassa e, portanto, incapaz de proteger o solo.

Há mais de 30 anos Buriticupu convive com a voçoroca. E a situação piora no período chuvoso. Atualmente, são 26 buracos gigantes avançando sobre o município. Alguns desses abismos têm até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. As primeiras voçorocas se formaram a partir da rápida expansão urbana local.

 Vídeo de drone mostra como está a cidade 

️

 ​​​​​​​Governo Federal reconhece situação de calamidade pública

 

 

 Xuxa, 60 
?

?

"Hoje vai ser uma festa / Bolo e guaraná / Muito doce pra você / É o seu aniversário / Vamos festejar / E os amigos receber."

Bem provável que, você, assinante desta newsletter, tenha começado esse texto cantando os versos acima. Não à toa. "Parabéns da Xuxa" é a música mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil na lista de faixas gravadas pela apresentadora , de acordo com dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) — desbancado, inclusive, hits como "Ilariê" e "Lua de cristal" (e eu poderia apostar que você também cantarolou mentalmente ao ler estese nomes). 

Xuxa completou 60 anos em 27 de março. Modelo, atriz, empresária, cantora e uma das maiores apresentadoras da história da TV brasileira, Maria da Graça Xuxa Meneghel quebrou recordes, encantou multidões, fez sucesso internacional e foi alvo de ataques, fofocas e julgamentos desde que começou a carreiraE a fama, disse Xuxa diversas vezes, teve seu preço. 

Para celebrar o aniversário da rainha dos baixinhos, o g1 fez um compilado de momentos marcantes, que pelo nascimento da única filha, Sasha, e pela briga com a empresária Marlene Mattos, entre outros. Confira a reportagem

 

também teve isto 

 

• SAÚDE: USP testa técnica para detectar câncer pela saliva e pela urina
• VAGA NO STF: Lewandowski anuncia aposentadoria para o dia 11 de abril
• CRIME NO CANADÁ: brasileiro de 16 anos é esfaqueado e morto em metrô de Toronto
• FÓRMULA DA ÁGUA: saiba calcular quanto você deve beber por dia
• TENSÃO ENTRE POTÊNCIAS: Rússia prende repórter dos EUA e alega suspeita de espionagem
• INTERIOR DO PARÁ: mãe cobra entrega de medicamento de criança, e prefeito diz que ela faz drama
• PROBLEMA EM FÁBRICA: produto vetado, recall e mais; veja 4 pontos das medidas contra a Fugini
• MUNDO ANIMAL: sucuri morre engasgada ao tentar comer cachorro
• VÍDEO: menor quarto de hotel do Brasil tem só 3 m²


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp