Magoo News Publicidade 1200x90
21/03/2023 às 08h10min - Atualizada em 21/03/2023 às 08h10min

Energético faz mal? Saiba os cuidados e os riscos à saúde

Segundo especialistas, o consumo exagerado das bebidas energéticas - consideradas por muitos uma aliada para ter mais energia no dia a dia - pode trazer riscos, especialmente para os mais jovens

Adriana Moreira
Estadão
Energético faz mal? Saiba quais os riscos a saúde | Blog MetLife
Os brasileiros tomam cada vez mais bebidas energéticas. Em uma década, o consumo mais que dobrou – foi de 400 ml por habitante ao ano para 870 ml, considerando o período entre 2011 e 2021. Há quem beba para ter energia extra ao longo do dia, ou à noite, na balada, muitas vezes como drinques. Mas é preciso ter cuidado: o consumo em excesso pode trazer riscos à saúde.

Especialistas demonstram preocupação com o uso indiscriminado, apontando os riscos de problemas cardiovasculares e os perigos de abrir portas para exageros quando consumidos com bebidas alcoólicas. Se a pessoa já possui fatores de risco, como arritmia ou pressão alta, a propensão é maior, explica Fátima Dumas Cintra, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e professora de Pós-Graduação em Cardiologia da Unifesp.

“O consumo agudo é perigoso, porque aumenta muito a frequência cardíaca e a pressão arterial a curto prazo", diz a médica. "Indivíduos mais jovens são mais suscetíveis a desenvolver esses problemas, como crianças e adolescentes, que não tiveram tanta exposição à cafeína em grande quantidade.”
Quer ler mais sobre esse assunto?
Mitos e verdades sobre o café
Há quem busque energia para o dia a dia tomando um cafezinho - ou vários, ao longo do dia. Mas será que a bebida faz mal?

Segundo Bruno Mahler Mioto, médico cardiologista que dedicou seu doutorado ao tema, e Juliana Gimenez Casagrande, nutricionista doutoranda em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista na bebida, não há motivos para temer possíveis efeitos colaterais negativos do café. Uma série de estudos recentes demonstram que há mais benefícios do que malefícios em consumir a bebida.

“Assim como qualquer alimento, a grande questão está na quantidade consumida. Beber café em excesso certamente pode trazer alguns problemas, mas o consumo moderado, dentro de uma alimentação saudável, só tende a trazer benefícios”, diz Juliana.

Confira aqui alguns mitos e verdades sobre o café.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp