Magoo News Publicidade 1200x90
17/02/2023 às 07h00min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h02min

Cruzeiro: Ronaldo defende Série A com menos rebaixados, a exemplo da Europa

'Em nenhuma liga do mundo se rebaixa 20% para a segunda divisão. Descer quatro e subir quatro são muitos times', opinou o proprietário da SAF do Cruzeiro

Superesportes
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2023/02/17/noticia_cruzeiro,3988680/cruzeiro-ronaldo-defende-serie-a-com-menos-rebaixados-a-exemplo-da-europa.shtml

O ex-jogador Ronaldo, acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, defendeu que o Campeonato Brasileiro tenha, no futuro, redução no número de rebaixados à Série B - e, consequentemente, menos clubes promovidos da segunda para a primeira divisão. Na opinião do ex-centroavante, "descer quatro e subir quatro são muitos times". A declaração foi dada durante live do investidor em seu canal na plataforma Twitch.

LEIA - Qual a expectativa de Ronaldo para o duelo entre Corinthians e Cruzeiro

“O Gabriel (Lima, CEO do Cruzeiro) esteve na reunião do Conselho Técnico da CBF, e a gente começou a fazer um movimento para que diminuísse o número de rebaixados. Em nenhuma liga do mundo se rebaixa 20% (dos times) para a segunda divisão. Descer quatro e subir quatro são muitos times. Isso tem que voltar a ser uma pauta no futebol brasileiro”.

Segundo Ronaldo, o assunto não será discutido pela Confederação Brasileira de Futebol em um primeiro momento. “Estamos vendo que, neste ano, vamos ter muitos jogos importantes, grandes clubes do Brasil estão na primeira divisão. O Brasileirão será muito disputado, e essa pauta não foi tocada, não foi adiante, mas a gente vai continuar falando disso mais para frente”.

Rebaixamento na Europa


O formato preferido de Ronaldo tem como referência as principais ligas de futebol da Europa. Na Espanha - onde o craque foi ídolo de Real Madrid e Barcelona e é, desde 2018, sócio-proprietário do Valladolid -, os três últimos (18º, 19º e 20º) entre 20 participantes são despromovidos. Na segunda divisão, o campeão e o vice sobem direto, enquanto o terceiro, quarto, quinto e sexto medem forças no play-off.

No Campeonato Francês, onde atuam astros como Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, a temporada 2022/2023 terá quatro rebaixados por um motivo específico: a Ligue 1 reduzirá o número de clubes de 20 para 18 em 2023/2024. Assim, serão somente dois promovidos da Ligue 2 no presente certame, sem a realização de repescagem pelos integrantes das duas divisões.

LEIA - 
Eduardo Brock, do Cruzeiro, encaminha ida a clube da Libertadores


O Campeonato Alemão já traz o sistema almejado pelos franceses. São 18 clubes se enfrentando em turno e returno, totalizando 36 rodadas. O 19º e o 20º caem para o segundo escalão, e o 18º encara o terceiro da 2.Bundesliga em embates de ida e volta para decidir quem fica com a última vaga. O mesmo ocorre no Campeonato Português.

Na Inglaterra, a fórmula é similar à da Espanha: os três últimos da Premier League caem para a EFL Championship, que, por sua vez, tem os dois primeiros promovidos e o terceiro ao sexto no play-off do acesso. Na Itália, dois times da Série B ascendem diretamente à A, e seis postulam a vaga restante em caráter eliminatório: o terceiro e o quarto vão para as semifinais; e o quinto, sexto, sétimo e o oitavo disputam a preliminar (uma espécie de quartas de final). Em ambos os países, a primeira divisão conta com 20 equipes.

Descenso no Campeonato Brasileiro


A Série A do Campeonato Brasileiro, conforme ressaltado por Ronaldo, muda 20% dos clubes a cada ano. Em 2022, Ceará (17º, com 37 pontos), Atlético-GO (18º, com 36), Avaí (19º, com 35) e Juventude (20º, com 22) caíram para a segunda divisão. Em contrapartida, o Cruzeiro, campeão da Série B, com 78 pontos, subiu juntamente com o vice, Grêmio (65); o terceiro, Bahia (62); e o quarto, Vasco (62).

LEIA - CBF e clubes da Série B resistem à redução de rebaixados no Brasileiro

Esse padrão foi instaurado no Campeonato Brasileiro de 2006, que passou a contar com 20 clubes após a edição de 2005 rebaixar quatro de 22 (Coritiba, Atlético, Paysandu e Brasiliense) e receber apenas o campeão e o vice da Série B (Grêmio e Santa Cruz).

Em 2003 e 2004, a Série A teve 24 agremiações e foi realizada em 46 rodadas. Na edição de 20 anos atrás - a primeira em pontos corridos, vencida justamente pelo Cruzeiro (100 pontos) -, dois times caíram (Fortaleza e Bahia). Na temporada seguinte, a quantidade de descensos subiu para quatro (Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio).

No início do século 21, quando o Brasileirão ainda adotava em seu calendário quartas de final, semifinal e final para definir o campeão, também foram quatro os relegados à Série B: Santa Cruz, América, Botafogo-SP e Sport, em 2001; Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo, em 2002. Por outro lado, apenas dois obtiveram o acesso na Série B - Paysandu e Figueirense, em 2001; Criciúma e Fortaleza em 2002. Desta forma, a CBF conseguiu enxugar o Campeonato Brasileiro de 28 para 20 clubes em um intervalo de cinco anos.

LEIA - Clubes da elite querem reduzir número de rebaixados no Brasileiro

www.magoonews.com.br



Fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2023/02/17/noticia_cruzeiro,3988680/cruzeiro-ronaldo-defende-serie-a-com-menos-rebaixados-a-exemplo-da-europa.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp