Magoo News Publicidade 1200x90
08/02/2023 às 04h00min - Atualizada em 09/02/2023 às 00h01min

Nova voz nos aeroportos da Infraero, Metrô e trem de SP é empresária e cantora com indicações ao Grammy Latino

Fundadora da primeira agência brasileira focada em 'Sound Branding' e curadoria sonora, Zanna também é a voz do metrô do Rio de Janeiro desde 2011. O g1 conversou com a empresária, que passou a ter a voz em aeroportos das principais capitais do Brasil, entre elas São Paulo.

Turismo

Fundadora da primeira agência brasileira focada em 'Sound Branding' e curadoria sonora, Zanna também é a voz do metrô do Rio de Janeiro desde 2011. O g1 conversou com a empresária, que passou a ter a voz em aeroportos das principais capitais do Brasil, entre elas São Paulo. Cantora do Rio dá voz aos avisos sonoras em aeroportos de SP, metrô e trens

Os mais de 15 aeroportos administrados pela Infraero, entre eles o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ganharam neste ano uma nova voz para narrar os famosos avisos sonoros para os passageiros.

Agora, quem passa a ser ouvida por milhares de pessoas é a cantora, compositora e empresária Zanna, fundadora de uma agência que leva seu nome artístico e trabalha com "Sound Branding", que é a criação de marcas sonoras para diferentes empresas brasileiras.

Zanna já é a voz do Metrô do Rio há 12 anos e começou no ano passado a ser ouvida por paulistanos que usam as linhas 5 e 17 da ViaMobilidade, no Metrô de São Paulo, e linhas 8 e 9 de trem.
Além disso, os avisos sonoros da linha 4-Amarela, da ViaQuatro, e de todas as linhas da CPTM foram criados por sua agência. 

Voz de duas linhas de metrô é empresária e cantora
Segundo a empresária, a primeira parceria com a Infraero começou em 2012, quando sua agência foi convidada para desenvolver uma marca sonora aos aeroportos que pudesse trazer mais leveza e simpatia.
"Estar no dia a dia das pessoas que frequentam os aeroportos da Infraero e impactar positivamente através do som e da voz é um presente. Uma nova trilha, que tenho a honra de caminhar", afirma.
A agência de Zanna foi convidada para desenvolver o sound branding da marca, que inclui estudo de marca, criação da música, toques que antecedem as mensagens — conhecidos como logotipos sonoros — e a voz dos aeroportos da rede Infraero em todo território brasileiro.

"Nosso projeto caiu como uma luva para resolver um problema estrutural de comunicação da marca na época. De lá pra cá, temos muita história", ressaltou.

Foi durante o projeto que o aviso “Infraero informa: este aeroporto encontra-se fechado para pousos e decolagens sem previsão para normalização” deu lugar a uma linguagem mais próxima do usuário.
“Passageiro, pousos e decolagens voltarão à normalidade assim que as condições meteorológicas melhorarem”, diz o novo aviso.

Com isso, o tema musical, os logotipos sonoros e a voz dos aeroportos foram aplicados ao conjunto das mensagens em português, inglês e espanhol dos aeroportos, SAC, atendimento telefônico e ouvidoria, conteúdos da internet e aplicativos.

"O que sempre busco é o dinamismo, humanizar. Queremos trazer esse carinho, sonoridade. Quando você é atendido por um robô, você não liga. Humano não se relaciona com máquina. Quando tem pessoa por trás da voz, o seu sistema começa a receber a informação. Somos caçadores de afetos."
Em nota, a Infraero enfatizou a parceria com a agência de Zanna por uma década e que a voz da empresária já entrou nos anúncios sonoros veiculados na rede de aeroportos da Infraero.
"No momento, todos os Aeroportos administrados pela Infraero já atualizaram os avisos sonoros", ressaltou a empresa, em nota.

Voz dos aeroportos e metrôs do Brasil grava mensagem para 'passageiros' do g1 SP
Quem é a voz que narra e canta?
Zanna é natural do Rio de Janeiro, mas já morou na Itália, Estados Unidos e na capital paulista. Ao g1, ela contou que sua paixão "por som" começou desde criança, quando aprendeu a tocar flauta, violão e passou a cantar.

"Aos 16 anos eu estava no palco. Minha mãe não conseguiu me conter. Aí me mudei para a Itália e lá continuei a compor músicas. E quem canta e interpreta está próximo de falar e atuar. Já é um exercício de interpretação. Daí, para você pular para a narração, é rapidinho. Foi daí que houve essa junção de cantar e narrar."

A empresária conta que foi nos Estados Unidos que teve a ideia de trabalhar com marca sonora.
"Fica todo mundo atento à imagem. Então, pensei em trazer essa vibração emocional. Não queria aquele som de elevador. Entendi que quando comecei a fazer locução, a voz tinha que ser algo de verdade. Quando a pessoa está falando a verdade dela, engajada, você se interessa por isso."

A agência da empresária foi fundada em 2007 com o objetivo de os territórios da música beneficiar as marcas.
"Comecei a desconstruir a locução tradicional, que as pessoas incorporam personagem e deixam meio fake. Eu acho que hoje as marcas que mais comunicam são as que conseguem se aproximar", ressalta.
Sem deixar de lado a agência, a empresária também se dedica à sua carreira de cantora. Seu primeiro disco solo, que leva seu nome, recebeu três indicações ao Grammy Latino 2017, incluindo Melhor Álbum de MPB.

Entre as faixas mais populares estão "Vento de Praia Nordeste" e "Menina de Vento", que fez parte da trilha sonora da novela da TV Globo "Orgulho e Paixão".
"A gente, mulher, consegue ser multitarefa. Sou empresária, cantora, consigo surfar, pedalar, compor. Sempre é uma grande alegria."


Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/02/08/nova-voz-nos-aeroportos-da-infraero-metro-e-trem-de-sp-e-empresaria-e-cantora-com-indicacoes-ao-grammy-latino.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp