Magoo News Publicidade 1200x90
07/02/2023 às 07h37min - Atualizada em 08/02/2023 às 15h40min

Salman Rushdie lança novo romance 6 meses após sofrer ataque

Autor foi esfaqueado durante uma palestra em Nova York. Ele ficou cego do olho direito e com a mão esquerda gravemente ferida.

Pop e Arte

Autor foi esfaqueado durante uma palestra em Nova York. Ele ficou cego do olho direito e com a mão esquerda gravemente ferida. Salman Rushdie lança livro seis meses depois de atentado
Carsten Bundgaard/Ritzau Scanpix/via Reuters

O novo romance de Salman Rushdie, "Victory City", será publicado na terça-feira, quase seis meses depois que um homem esfaqueou o escritor no palco durante uma palestra no estado de Nova York, no que foi amplamente condenado como um ataque à liberdade de expressão.

Quem é Salman Rushdie, autor de 'Os Versos Satânicos' alvo de ataque em Nova York
Rushdie, de 75 anos, ficou cego do olho direito e sua mão esquerda foi gravemente ferida pelo esfaqueamento, que aconteceu mais de três décadas depois que o Irã instruiu os muçulmanos a matar Rushdie por causa do que os líderes religiosos do país disseram ser blasfêmia em seu romance "Os Versos Satânicos", de 1988.

O 15º romance de Rushdie será publicado pela editora Penguin Random House e assume a forma de uma tradução de um épico mítico originalmente escrito em sânscrito sobre o Império Vijayanagara, que governou grande parte do extremo sul do subcontinente indiano no século 14.

Quem é Salman Rushdie?
Desde o ataque, Rushdie tem tido dificuldades para escrever e tem sofrido com pesadelos, segundo disse à revista New Yorker em entrevista publicada esta semana. Ele chamou o homem acusado de sua tentativa de homicídio, Hadi Matar, de idiota na entrevista.

"Tudo o que vi foi sua entrevista idiota no New York Post", disse Rushdie, que nasceu em Bombaim, hoje Mumbai, e foi criado em uma família muçulmana. "Algo que só um idiota faria."
Matar, de 25 anos, disse ao Post em uma entrevista na prisão logo após o esfaqueamento que achava que Rushdie havia insultado o Islã.

Homem que atacou o escritor Salman Rushdie é detido em palco de evento
Depois que o aiatolá Ruhollah Khomeini, então líder supremo do Irã, pronunciou uma fatwa, ou decreto religioso, pedindo a morte de Rushdie, o escritor passou anos escondido sob a proteção da polícia britânica. Mas nos últimos anos ele viveu mais abertamente e foi visto com frequência na cidade de Nova York.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/02/07/salman-rushdie-lanca-novo-romance-6-meses-apos-sofrer-ataque.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp