Magoo News Publicidade 1200x90
04/01/2023 às 12h43min - Atualizada em 04/01/2023 às 14h34min

Rita de Cássia, compositora morta aos 50 anos, forneceu hits para a nação nordestina ao longo de três décadas

Autora de 'Meu vaqueiro, meu peão', entre outros sucessos da banda Mastruz com Leite, a artista deixa obra farta e popular, mas pouco ouvida em outras regiões do país.

Pop e Arte
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/01/04/rita-de-cassia-compositora-morta-aos-50-anos-forneceu-hits-para-a-nacao-nordestina-ao-longo-de-tres-decadas.ghtml

Autora de 'Meu vaqueiro, meu peão', entre outros sucessos da banda Mastruz com Leite, a artista deixa obra farta e popular, mas pouco ouvida em outras regiões do país. OBITUÁRIO – Fora da nação nordestina, talvez soem surpreendentes as muitas manifestações de pesar pela morte da cantora e compositora cearense Rita de Cássia Oliveira dos Reis (8 de agosto de 1972 – 3 de janeiro de 2023) publicadas em redes sociais por nomes como Eliane, Lucy Alves e Mastruz com Leite.

É que Rita de Cássia – como se apresentava no universo musical a artista nascida em Alto Santo (CE) e morta ontem, aos 50 anos, em hospital de Fortaleza (CE), em decorrência de fibrose pulmonar – foi compositora de atuação relevante dentro do segmento do forró consumido em larga escala no nordeste do Brasil, mas pouco conhecido em outras regiões do país por nunca ter ganhado as vozes de estrelas nacionais do gênero como Elba Ramalho.

Desde que a cantora cearense Eliane apresentou Brilho da lua em 1992 no álbum batizado com o nome dessa composição de Rita, o cancioneiro da compositora passou a ser recorrente nas paradas nordestinas. Desde então, Rita de Cássia forneceu músicas com regularidade para a própria Eliane – que gravou Meu nego em 1993 – e sobretudo para a banda Mastruz com Leite.

Recorrente na discografia dessa banda cearense de forró, formada em esquema empresarial em 1990, a obra autoral de Rita de Cássia é indissociável da trajetória do grupo Mastruz com Leite. Sucesso que chegou a extrapolar as fronteiras nordestinas, Meu vaqueiro, meu peão (1993) é a música mais conhecida da parceria de Rita com a banda, tendo sido lançada no segundo álbum da Mastruz com Leite, Só pra xamegar (1993).

Outras músicas – Anjo de guarda (1997), Barreiras (1995), Cara metade (1993), Dá notícias (1999), Espaço sideral (1994), Louca por você (1998), Meu caminhoneiro (1993), Minha verdade (1993), Passeando pelo sertão (1994) e Tatuagem (1998) – ajudaram a pavimentar a trajetória da compositora e abasteceram a discografia da banda Mastruz com Leite nos anos 1990, década áurea para ambos.

Espécie de sucessora da Mastruz com Leite na produção industrial de bandas de forró, Aviões de Forró fez inclusive sucesso com Jeito de amar (Já tomei porres por você), lançada em 2002.

Autora de músicas gravadas por outras bandas criadas na linha industrial da Mastruz com Leite, e também por solistas como Amelinha e Frank Aguiar, Rita de Cássia ainda deixa discografia como cantora.
Contudo, é sobretudo como compositora que a artista fica imortalizada na história da música brasileira pela carreira construída ao longo de 30 anos em trajetória artística que foi de 1992 a 2022. Ainda que o nome de Rita de Cássia Oliveira dos Reis seja a rigor pouco conhecido fora da nação nordestina, a música do Brasil também passa pela obra farta e popular da compositora.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/01/04/rita-de-cassia-compositora-morta-aos-50-anos-forneceu-hits-para-a-nacao-nordestina-ao-longo-de-tres-decadas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp