26/08/2021 às 13h47min - Atualizada em 26/08/2021 às 14h00min

Barato da Feira: Aprenda a fazer rolinho de acelga recheado de carne com molho agridoce

Acelga é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a diminuir os níveis de glicose.

G1
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/08/26/barato-da-feira-aprenda-a-fazer-rolinho-de-acelga-recheado-de-carne-com-molho-agridoce.ghtml
Acelga é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a diminuir os níveis de glicose. Barato da Feira: Aprenda a fazer rolinho de acelga e carne
Os moradores do Alto Tietê enfrentam diariamente o desafio de manter a geladeira cheia mesmo com os preços dos alimentos em alta. Por isso, a pesquisa nas feiras é essencial para ter sempre alimentos nutritivos e baratos nas refeições.
Nesta quinta-feira (26), em uma feira livre de Suzano a manga Palmer, o abacaxi, o maracujá, a alface, a couve-flor e a acelga estavam com bons preços.
A acelga é uma hortaliça rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo humano. Os antioxidantes ajudam a diminuir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e previne as mudanças causadas pelo estresse em pacientes com diabetes.
O potássio também é encontrado na acelga que ajuda na proteção do coração, melhorando o controle dos níveis de colesterol sanguíneo.
A acelga pode ser consumida em saladas, aproveitando suas folhas e talos, cozidas ou refogadas. Como possui textura mais dura, é possível ainda utilizar o caule em sopas, sucos, chás ou até mesmo frito.
Rolinho de acelga recheado de carne com molho agridoce
A nutricionista Mikaele Carvalho ensina a preparar os rolinhos e garante que além de nutritivos, eles também são saborosos.
Ela afirma ainda que o prato é muito econômico e rende quatro unidades. "O custo das quatro deu em torno de R$ 5. Então, a unidade sai a R$ 1 e um pouquinho, né? Então, um custo super acessível para preparar essa receita".
Ingredientes
4 folhas de acelga
100 gramas de miolo de alcatra em tiras
1/2 cenoura em tiras de 5 cm
1/2 pepino japonês em tiras de 5 cm
8 folhas de hortelã
1 colher de chá de azeite
sal
pimenta do reino a gosto moída na hora
Preparo
Para o molho agridoce, tenha 1/2 copo americano de molho de soja, uma fatia de gengibre e 1 colher de sobremesa de açúcar. Misture tudo e, depois, ponha o molho na geladeira.
Pegue a tiras de miolo de alcatra, tempere com o sal e a pimenta do reino a gosto. Deixe a chama em fogo médio e, na frigideira, coloque o azeite de oliva e adicione a carne. Quando estiver dourada, reserve.
"Precisa deixar a carne descansar para ela não soltar a água, na hora que entrar em contato com a acelga, por causa da temperatura", explica a nutricionista.
Enquanto a carne esfriar, lave as folhas de acelga e hortelã em água corrente ou deixe de molho com hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois, tire um pedaço do talo da acelga e reserve as hortaliças.
Coloque a acelga em água fervente e deixe de um a dois minutos, para amolecer as folhas. Retire e jogue água fria em seguida.
"Como ela estava na água fervente, precisa dessa água fria para interromper o cozimento, para ela ficar no ponto que eu preciso".
Para montar o rolinho, a acelga deve estar em uma superfície reta. Coloque cinco tiras carne, duas a três tiras de pepino e cenoura e a folha de hortelã. Enrole a folha com o recheio e finalize com o molho agridoce por cima.
Assista a mais notícias

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/08/26/barato-da-feira-aprenda-a-fazer-rolinho-de-acelga-recheado-de-carne-com-molho-agridoce.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp