Magoo News Publicidade 1200x90
25/08/2021 às 19h04min - Atualizada em 25/08/2021 às 19h04min

Parceria vem transformando vidas através da educação

Cooperativa Únilos e Movimento1 promovem sete novas oficinas para mais de 110 pessoas em situação de risco social

Júlia Costa Hoebel
Cursos & Educação - Global

Causar um impacto na comunidade com ações positivas segue os princípios cooperativistas e a filosofia está cada vez mais presente nas atividades socioambientais da Únilos. A parceria com a associação Movimento1, iniciada em abril de 2021, vem gerando muitas oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional para uma série de famílias de comunidades carentes, e refugiados da Venezuela, que são assistidas pela Associação.

Atualmente, mais de 110 adultos e adolescentes recebem conhecimento através de 7 oficinas diferentes: empreendedorismo; culinária; inglês; português + matemática; reforço escolar; música e bordado. São mais de 50 encontros com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho, desenvolver o empreendedorismo e trabalhar a cultura, o lazer e a arte. 

“Ao criar as oficinas pensamos em atividades essenciais para o desenvolvimento de cada pessoa. Acreditamos que todos têm o direito à educação e capacitação em diversas áreas, tanto para atuar no mercado de trabalho, quanto para criar um projeto ou empresa. Tudo fica mais difícil para quem está em uma situação mais vulnerável, por isso queremos ser um canal de incentivo”, destaca Jonathan Batista, líder da Associação Movimento 1.

A venezuelana, Dulbis Rivas, veio ao Brasil visitar o marido, em dezembro de 2019, e por causa da pandemia, ainda não conseguiu retornar. Ela é uma aluna fiel das oficinas e participa de todas as sete. “Eu gosto de aprender e combinar a minha cultura com a do Brasil. As aulas são muito dinâmicas e participativas. Além disso, é muito bom interagir com minhas companheiras e conhecer sobre muitas coisas. Me siento muy agradecida pelo el poyo que nos brinda Movimento1”, relata Rivas misturando um pouquinho entre o português e sua língua materna, o espanhol. 

Educação que transforma

De acordo com André Goulart, head de Relacionamento com o Cooperado Únilos, a parceria entre a Cooperativa e a Associação se fortalece a cada nova ação. “É importante para nós criarmos laços com lideranças que trabalham efetivamente com famílias em situação de risco social. Os ideais da equipe de voluntários da Movimento1 vão ao encontro dos nossos fundamentos cooperativistas, e é muito satisfatório acompanhar de perto a transformação que a educação faz na vida das pessoas e de uma comunidade”, diz Goulart, que esta semana entregou, em nome da Únilos, 10 violões para a Oficina de Música. 

Os professores são todos voluntários e também vão compartilhar o curso gratuito da Plataforma Progrid 10 Dicas para Microempreendedor Individual, adaptando o tema para cada oficina realizada, oferecendo assim dicas importantes para os próximos passos da busca pessoal e profissional da turma. 
 .  
Cooperativa de crédito da Grande Florianópolis

Com 23 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito Únilos iniciou 2021 com mais de 16 mil cooperados, em suas oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. As ações sociais fazem parte da rotina da Únilos dentro das estratégias de relacionamento com os cooperados em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Movimento 1

A Movimento 1, que faz parte da Plataforma Nacional de Voluntariado e Engajamento Cívico Transforma Brasil, é uma associação sem fins lucrativos que atua na Grande Florianópolis e trabalha em três vertentes: Arte e Entretenimento, Ação Social e Educação Socioambiental.

 

Data: 25/08/2021 11:57


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp