Magoo News Publicidade 1200x90
30/09/2021 às 11h09min - Atualizada em 30/09/2021 às 11h09min

Itabira realiza campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de menores de 15 anos

A atualização vacinal começa neste sábado (2) em todos as unidades básicas de saúde do município. A ação segue ate o dia 29 de outubro.

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
PMI

A Prefeitura de Itabira inicia neste sábado (2/10), a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A ação acontece em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, exceto nas UBS Bela Vista, Nova Vista e Jardim das Oliveiras, das 8h às 17h, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Para a atualização vacinal, é necessário que os pais ou responsável levem os menores a uma das UBS de Itabira com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual atraso, falta ou necessidade de reforço.

Caso haja perda da caderneta de vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais vacinas e doses já foram aplicadas. A campanha segue até o dia 29 de outubro. Em Itabira, o Dia D realizado neste sábado, primeiro dia da ação, ao contrário da data confirmada na campanha nacional.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Natália Franco Barbosa Andrade, a medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão disponibilizadas 16 tipos de vacinas que protegem contra aproximadamente 20 doenças.

Vacinas disponíveis: Vacina DTP e Pentavalente (contra difteria, tétano e coqueluche), BCG (contra tuberculose), Vacina contra Poliomielite – oral (VOP) ou injetável (VIP), Tríplice Viral e SCRV (sarampo, caxumba e rubéola), Vacina contra Hepatite A, Vacina contra Hepatite B, Vacina contra Varicela e SCRV, Vacina contra Febre Amarela, Vacina contra HPV, Vacina contra Rotavírus Humano, Meningo C (doença meningocócica), Meningo ACWY (meningites tipos A, C, W e Y), Pneumo 10 Valente (pneumonia).

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp