Magoo News Publicidade 1200x90
25/08/2021 às 13h45min - Atualizada em 25/08/2021 às 14h00min

Menos da metade dos adolescentes no Ceará se cadastraram para receber a vacina contra a Covid-19

Fortaleza anunciou início da vacinação de adolescentes para esta quinta-feira.

G1
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/08/25/menos-da-metade-dos-adolescentes-no-ceara-se-cadastraram-para-receber-a-vacina-contra-a-covid-19.ghtml

Fortaleza anunciou início da vacinação de adolescentes para esta quinta-feira. Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza deve avançar nos próximos dias.
Thiago Gadelha/SVM
O Ceará inicia nesta quinta-feira (26), a partir de Fortaleza, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19, mas apenas 43% das pessoas desta faixa etária se cadastraram na plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado. O agendamento da população só é feito pelas prefeituras se o cidadão tiver o cadastro no sistema.
Veja passo a passo do cadastro de vacinação contra Covid-19 na plataforma Saúde Digital
De acordo com os indicadores do cadastro da vacinação, dispostos na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até esta quarta-feira (25), 454.266 adolescentes fizeram cadastro para receber o imunizante. Os dados foram colhidos às 11h.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa do censo 2020, é que há 1.049.462 jovens nesta faixa etária no estado. Ou seja, menos da metade dos jovens aptos a se vacinar fizeram o cadastro no Saúde Digital.
A secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, afirmou que o processo de imunização dos adolescentes deve começar com aqueles que têm comorbidades, além de gestantes e puérperas que terão prioridade nas filas. Puérperas são mulheres que tiveram filhos em até 45 dias.
Até o momento, há 5.075 adolescentes com comorbidades cadastrados e 1.691 mulheres grávidas ou puérperas.
Fortaleza inicia nesta quinta
A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 deve ser iniciada nesta quinta-feira (26), conforme anunciou, pelas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). A ideia é começar pelos jovens com restrição a um leito de atenção.
"Iniciaremos nesta quinta-feira (26/8) a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, começando pelos que estão restritos ao leito. Cerca de 100 jovens que sinalizaram a condição serão atendidos em domicílio pelas equipes de saúde", postou o prefeito.
A previsão é que, no sábado (28), comece a imunização de adolescentes do público em geral, sem comorbidades. Conforme o prefeito, 129.416 pessoas entre 12 e 17 anos já estão cadastrados para receber a vacina.
Síndrome Multissistêmica
Uma das causas mais graves provocadas pela Covid-19 em crianças e adolescentes é a chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Embora a grande maioria das pessoas festa faixa etária manifeste sintomas leves, há uma pequena parcela, conforme o Ministério da Saúde, que tem quadros clínicos cuja evolução se dá para a forma grave.
De acordo com o último boletim epidemiológico que trata da SIM-P, até o dia 7 de agosto de 2021, foram confirmados 72 casos da síndrome no Ceará, dos quais dois evoluíram para óbito.
Casos de SIM-P por unidade da federação no Brasil.
Reprodução/Ministério da Saúde
O quadro de SIM-P pode provocar morte e inicia entre duas e quatro semanas após a infecção. Os principais sintomas são febre persistente, diarreia, vômito e dor abdominal, conjuntivite bilateral não purulenta, sinais de inflamação na pele, além de envolvimento cardiovascular frequente. Conforme o Ministério da Saúde, a síndrome pode necessitar de internação em UTI.
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/08/25/menos-da-metade-dos-adolescentes-no-ceara-se-cadastraram-para-receber-a-vacina-contra-a-covid-19.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp